Governador entrega último viaduto complementar das obras do metrô

Com 450 metros e duas faixas de tráfego, além de calçada para pedestres, o viaduto vai desafogar as vias de grande circulação. (Foto: Manu Dias/GovBa)

O trânsito entre a região da Avenida Paralela e o bairro de Stella Maris, em Salvador, já pode ser feito pelo novo elevado entregue pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (8). O viaduto de Stella Maris, previsto no pacote de obras complementares do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, garante o acesso direto de quem vem da Alameda das Praias – em Stella Maris – para pegar a Avenida Paralela, no sentido Rodoviária, e permite o avanço das obras do trecho que liga a Estação Mussurunga à Estação Aeroporto do metrô. No momento, para fazer o mesmo trajeto, os motoristas precisam atravessar a avenida no sentido aeroporto.

“Este viaduto faz parte de um grande programa de mobilidade para quem mora ou visita Salvador. Ao todo, nesses três viadutos, foram investidos R$ 61 milhões. Isso melhora o trânsito, segurança da população e, com certeza, a mobilidade urbana de Salvador. Isso vai acelerar também as obras do metrô, que logo no início do ano que vem [2018] teremos o metrô chegando até a Lauro Freitas, chegando ao aeroporto, o que vai tornar a nossa capital, nosso estado, referência nacional em mobilidade urbana, em segurança no trânsito, e graças a Deus, nós estaremos entre as principais capitais do Brasil em termos de mobilidade. Hoje é o maior investimento do Brasil, que são as obras o metrô, e, junto elas, essas obras complementares.

Entre as funcionalidades do novo viaduto está a substituição do retorno em nível, na esquerda, que aumentava os congestionamentos na via principal. Com 450 metros e duas faixas de tráfego, além de calçada para pedestres, iluminação pública e sinalização horizontal e vertical, o viaduto vai desafogar as vias de grande circulação, diminuindo os riscos e garantindo a fluidez e a segurança do trânsito na região. As obras envolveram diretamente cerca de 500 pessoas, em um período de dez meses, e resultaram de um investimento de R$ 22,5 milhões.

Para o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, é “mais uma etapa vencida. Estamos inaugurando o terceiro viaduto de retorno do conjunto Avenida Paralela/Avenida Caribé, em Stella Maris, que vai permitir fazer a última interligação de trilhos, daqui até a região do aeroporto”. Segundo ele, as próximas etapas, após essa interligação, será fazer o final de uma trincheira, na frente do aeroporto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =