Câncer de próstata: saúde municipal deslancha campanha para alertar homens.

A Prefeitura preparou diversas ações para este mês de novembro em prol da saúde do homem e para precaver os riscos do câncer de próstata. O Novembro Azul tem como objetivo alertar homens sobre a necessidade de realização do exame de próstata, principalmente para os que possuem histórico na família e com 50 anos ou mais. Por esse motivo, o Elevador Lacerda trocou a cor rosa pelo azul, que irá permanecer durante todo o mês.

Este ano, o município escolheu como um dos temas para debate a “Enfrentamento ao Machismo”. (Foto: Reprodução)

Em razão disso e para promover a importância do cuidado com a saúde do homem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai iniciar na segunda-feira (6), nos 12 distritos sanitários, um ciclo de palestras educativas, disponibilizou estandes para realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, encaminhamento para vasectomia, atendimento odontológico, orientações sobre a saúde do homem e outras atividades.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda, a SMS desenvolveu a programação do Novembro Azul alinhada ao Ministério da Saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. “A nossa perspectiva de trabalho é que vejamos o homem como um todo, não focando somente no câncer de próstata, mas também em outras doenças”, observa.

Este ano, o município escolheu como um dos temas para debate a “Enfrentamento ao Machismo”. “O tema foi escolhido em virtude do reconhecimento de que o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e “coisa de mulher”. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade afastando o homem adulto dos serviços de saúde de atenção primaria à saúde, favorecendo o aumento e não tratamento das doenças crônicas não transmissíveis, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras”, destacou Adriana.

Feiras de saúde – No dia 22 de novembro, das 09h às 17h, vai ser realizada a feira da saúde da CODEBA, com diversos serviços para a promoção da saúde do homem. Já no dia 25, o Distrito Sanitário do Subúrbio vai ser contemplado com as ações da feira das 09 às 16h. Os locais ainda vão ser divulgados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =