”Cantos de Leitura” chega à Cooperativa de Catadores de Canabrava

Cantos de Leitura da Cooperativa de Catadores de Canabrava: espaço lúdico terá acervo de 1200 livros.

A Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava, que fica na região central de Salvador, foi escolhida para receber o ‘Cantos de Leitura’, projeto que proporciona o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura. O espaço, que vai ser instalado dentro da Associação Cultural e Esportiva da Comunidade de Canabrava, será inaugurado nesta sexta-feira (27), às 10h, e terá apresentações de capoeira e percussão, feitas pelos cooperados e moradores da própria comunidade.

Criada na década de 70, quando diversos desabrigados da chuva foram viver no Canabrava e encontraram na catação de materiais uma forma de sustentar a família, a associação conta com cerca de 100 cooperados, que processam em torno de 400 toneladas de material reciclável por mês, gerando renda para cerca de 500 pessoas de toda a comunidade do Canabrava. O projeto é organizado pela Rede Educare, com o patrocínio da Ball Embalagens para Bebidas, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

O acervo inicial será de 1.200 livros de diversos títulos, direcionados para crianças e adultos, incluindo publicações mais técnicas, sobre meio ambiente e reciclagem. “Como o número de bibliotecas no Brasil ainda é muito baixo, a ideia, com a criação do espaço, é proporcionar um ambiente de leitura e educação para todos da comunidade”, comenta Kátia Brasileiro, Diretora da Rede Educare.

“A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e o meio ambiente, por isso, queremos proporcionar uma capacitação melhor desses profissionais e seus familiares, pois, com educação, podemos ter um país mais consciente”, comenta Thaís Moraes, Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, empresa patrocinadora do projeto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =