UFBA recebe painel Tesourômetro da Campanha Conhecimento Sem Cortes

O painel Tesourômetro atualiza diariamente cortes nos investimentos nas universidades e em ciência e tecnologia.
O painel Tesourômetro atualiza diariamente cortes nos investimentos nas universidades e em ciência e tecnologia.

A Universidade Federal da Bahia será a primeira universidade do Nordeste a receber o painel Tesourômetro, que ficará ao lado do prédio da Reitoria. A inauguração será no dia 16 de outubro, às 18h, momento também da abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. O painel integra a campanha ”Conhecimento Sem Cortes”, criada para denunciar o sucateamento das instituições federais de ensino superior e o desmonte da ciência brasileira.

O presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência – SBPC, Ildeu Moreira estará presente para debater sobre a situação orçamentária da ciência e tecnologia e os riscos que a ausência de investimentos nessas áreas traz para o desenvolvimento do país. Outro convidado é o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC Sindicato, professor Enio Pontes, que tem dado várias palestras pelo país a respeito dos cortes no financiamento das IFES.

A ação é uma iniciativa do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – Apub Sindicato e do PROIFES-Federação (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) com apoio da administração central da UFBA, Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia) e Diretório Central dos Estudantes da UFBA – DCE/UFBA.

Notícias Relacionadas