970×90

Sessão especial homenageia 135 anos dos batistas brasileiros

Deputado estadual Heber Santana
Deputado estadual Heber Santana

A Assembléia Legislativa da Bahia vai realizar sessão especial, no dia 9 de outubro desse ano, para prestar homenagem aos 135 anos dos evangélicos batistas no Brasil. A homenagem será prestada por iniciativa do deputado Heber Santana (PSC), que destaca a importante contribuição dos batistas brasileiros aos baianos e ao País como um todo, tanto na educação como nas ações missionárias.

“Iniciada na Bahia, a atuação dos batistas alcança hoje todo o País, com ênfase na área social e na política, através dos seus representantes, além da orientação religiosa que se reflete na formação ética dos evangélicos”, analisa Heber Santana.

Vindos dos Estados Unidos, os batistas chegaram ao Brasil em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, em Salvador, voltada para a evangelização do Brasil. Unidos em torno da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, e para a pregação do Evangelho, os batistas brasileiros ampliaram seu raio de ação, com a organização centenas de igrejas, ampliando a ação social e educacional.

Heber Santana relata que “a ação batista se expandiu por todo o território nacional e se espalhou pelo mundo, deixando na educação uma das marcas mais visível”. Ele acrescenta que “a paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas através das organizações de treinamento e da Escola Bíblica Dominical, transformando os templos em verdadeiros complexos educacionais. Um dos marcos dos batistas na Bahia é o Colégio Taylor Egídio, que funciona até hoje na cidade de Jaguaquara, desde 1922.

Notícias Relacionadas