Reitores entregam carta em defesa da universidade pública durante fórum em Salvador

O evento será realizado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA.
O evento será realizado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA.

O Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) irá debater a integração regional em tempos de crise, seus desafios políticos e dilemas teóricos, de 27 e 29 de setembro, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da UFBA. Realizado pela primeira vez na Bahia, o congresso internacional contará com uma palestra, cinco mesas-redondas e apresentação de cerca de 250 trabalhos científicos.

Antes da solenidade de abertura, o reitor em exercício da UFBA, Paulo Miguez, e os reitores Gustavo Vieira da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e Anastácio Souza da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) realizam um ato em defesa do ensino público superior, no dia 27, a partir de 15h, no auditório do PAF III.

O evento terá o lançamento da Carta de Salvador, manifesto em prol da universidade pública, em especial das instituições de ensino superior com vocação internacional, que estão atualmente fortemente ameaçadas.

A Carta de Salvador destaca a preocupação com as restrições orçamentárias, que ameaçam o ensino público superior já que, “após uma década de contínuo crescimento, o número de estudantes que ingressaram nas universidades públicas brasileiras caiu pela primeira vez em 2016”.

Notícias Relacionadas