Bahia celebra 13ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

retirou dos campos brasileiros 23.491 toneladas do material no Brasil no primeiro semestre de 2017.
O Sistema Campo Limpo retirou dos campos brasileiros 23.491 toneladas do material no Brasil no primeiro semestre de 2017.

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) tem resultados expressivos a comemorar. São mais de 420 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas desde 2002, quando o programa entrou em operação. Ao retirar dos campos 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada desse material. Essas conquistas serão celebradas em 18 de agosto, Dia Nacional do Campo Limpo.

Na Bahia, as atividades serão promovidas por oito centrais de recebimento. As cidades que comemorarão são: Conceição do Jacuípe, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Vitória da Conquista, Roda Velha, Ilhéus, Rosário, e Barreiras. O evento vai acontecer em mais de 100 unidades de recebimento de 22 estados do país. Com o tema “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”, a data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência.

A celebração já reuniu mais de um milhão de pessoas de todo o Brasil desde sua primeira edição, em 2005, e vai mobilizar, além dos elos envolvidos no programa, a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias. “É o momento de disseminar conhecimento sobre conservação ambiental e boas práticas no campo. Sempre em nome da saúde do planeta e das futuras gerações”, ressalta João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Notícias Relacionadas