Praça em Stella Maris recebe pomar urbano com 105 mudas frutíferas

Os moradores de Salvador também podem enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas   pelo WhatsApp 98549-8453.
Os moradores de Salvador também podem enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas pelo WhatsApp 98549-8453.

A Praça Guaratuba, em Stella Maris, foi beneficiada com uma ação de plantio de árvores frutíferas no mais novo pomar urbano introduzido pela Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Moradores da região e profissionais do órgão plantaram, nesta sexta-feira (28), 105 mudas, como espécies de pés de goiaba, jaca, manga, acerola, caju, carambola, graviola, entre outras. Denominada de Caravana da Mata Atlântica, a iniciativa busca promover a participação da comunidade no plantio e na preservação da natureza. Já é o segundo pomar urbano implementado pela Secis neste mês.

A professora Deise Lima, 55 anos, mora em Stella Maris há quase um ano. Ela, que costuma visitar diariamente a Praça Guaratuba, enxerga a ação essencial para promover o bem-estar dos frequentadores do local. “A gente precisa plantar mais. É sempre bom ter mais verde. Essas árvores em breve vão nos trazer sombra e melhorar a qualidade do nosso ar”, disse. O empresário Artur Calari, 61, foi outro morador da região a botar a mão na terra para plantar as mudas frutíferas. Ele afirma que participar ativamente de ações de plantio faz parte de sua rotina de vida. “Já plantei mais de 20 árvores, mas é muito pouco para o que eu gostaria”.

Todas as 105 mudas do pomar urbano foram georreferenciadas, ou seja, cada árvore teve a sua localização identificada de maneira precisa através de coordenadas geográficas, assim como também o nome de quem plantou, a data em que o plantio foi realizado e a espécie do vegetal. As informações serão lançadas em breve e estarão disponíveis para o cidadão no site minhaarvore.salvador.ba.gov.br, que funciona em modo experimental.

Os moradores de Salvador também podem enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas para a Secis fazer o georreferenciamento. As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp 98549-8453. O objetivo é identificar, de forma prática, com a ajuda da população, as árvores plantadas na cidade, facilitando o mapeamento e incentivando o cuidado com a vegetação.

Notícias Relacionadas