Fotógrafo Roberto Faria lança livro ‘Bahia dos Deuses e das Crenças’

A fé do povo baiano no Candomblé, Catolicismo e Umbanda inspirou uma pesquisa de 16 anos do fotógrafo Roberto Faria. Agora ele reúne seus registros documentais no livro Bahia dos Deuses e das Crenças, que lança no Palácio da Aclamação (Dimus/Ipac), nesta quarta-feira (5), a partir das 18h. A obra, com capa dura e formato tamanho 30x30cm, reúne mais de 200 fotografias distribuídas em 192 páginas. A edição trilíngue tem prefácio de Ailton Sampaio.

Roberto reúne registros de 16 anos de pesquisa no livro que ganha lançamento no dia 5 de julho.
Roberto reúne registros de 16 anos de pesquisa no livro que ganha lançamento no dia 5 de julho.

As fotografias são fruto da busca por um primoroso cuidado estético, resultando belas imagens de impacto visual e pura sensibilidade. “Este livro tem caráter documental inédito, por reunir em uma única obra as principais e mais importantes festas religiosas, o sincretismo, as crenças e a fé do povo baiano”, considera o autor.

O baiano Roberto Faria tem reconhecimento no cenário artístico nacional por documentar as manifestações culturais, religiosas, festas populares e o folclore do estado de origem. Este seu novo projeto editorial foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Durante a X Reunião da CPLP, realizada em Salvador no início de maio, o livro foi presenteado aos Ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa que estiveram presentes no evento.

Dinamização de espaços – O lançamento do livro faz parte do projeto de dinamização de espaços do Ipac. O Palácio da Aclamação, solar oitocentista, foi sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, dentre eles a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus com o lançamento da programação do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), o III Festival de Ilustração e Literatura Expandido, a ‘Feira Pedra Papel Tesouro’, a solenidade de doação do acervo de Roberto Santos (ex-governador da Bahia), ensaios fotográficos para o editorial de moda Bazar (do Jornal Correio) e cenário para gravações de ‘Édipo Rei’, peça francesa dirigida por Gilles Pastor que tem previsão de estreia no final de agosto em Lyon, na França.

O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Notícias Relacionadas