Terminal do governo em Mar Grande prejudica travessia em pleno São João

Com maré baixa, a profundidade do atracadouro do Terminal de Vera Cruz é quase zero.  O terminal pertence ao Governo do Estado, que prometeu fazer a dragagem para evitar as paradas das embarcações em períodos de maré baixa. Mas as obras ainda não saíram do papel.
Com maré baixa, a profundidade do atracadouro do Terminal de Vera Cruz é quase zero. O terminal pertence ao Governo do Estado, que prometeu fazer a dragagem para evitar as paradas das embarcações em períodos de maré baixa. Mas as obras ainda não saíram do papel.

A travessia Salvador-Mar Grande só retomará as operações normais nesta sexta-feira (23), às 10h. O sistema iniciou o atendimento hoje às 5h registrando intenso movimento de embarque, mas às 7h teve que fazer uma parada por força da maré baixa. A Astramab informa aos usuários que a travessia funcionará hoje até às 18h, no sentido Salvador-Mar Grande, também por conta da maré baixa. No sentido inverso o último horário será às 18h30.

Como deverá ocorrer concentração de demanda de passageiros nos terminais devido à parada de três horas nesta manhã, horários extras serão disponibilizados, a partir das 10h, com as embarcações saindo de 15 em 15 minutos dos terminais.

A falta de condições para atracar embarcações em períodos de maré baixa do Terminal Hidroviário de Vera Cruz é o que determina as paradas momentâneas do sistema. O canal de navegação do terminal não tem profundidade suficiente. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas nesta manhã, com ventos fracos e mar calmo.

Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e a expectativa é de que todos os horários sejam feitos com lotação completa. As saídas ocorrem às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já do terminal em Morro de São Paulo, os horários são: 9h, 11h30, 13h e 15h. As passagems são vendidas nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico. As escunas que fazem o tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego e com procura moderada pelos turistas. As escunas saem a partir das 9h e retornam às 17h30.

Notícias Relacionadas