Músico Samuel Quinto lança “Improvisar é muito fácil” pela editora Chiado de Portugal

“Improvisar é muito fácil – jazz de uma maneira descomplicada” é o principal lançamento da Chiado Editora no mês de Maio no Brasil. O autor, Samuel Quinto, é pianista, maestro, compositor, arranjador, produtor, educador e escritor. Autodidata de jazz latino, pop, gospel e música clássica, o músico figura entre os tops do jazz instrumental na Europa. Em Salvador, o lançamento acontece no dia 09 de junho, a partir das 19h30, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

O pianista Samuel Quinto aborda o jazz de uma maneira descomplicada. (Foto: Divulgação)
O pianista Samuel Quinto aborda o jazz de uma maneira descomplicada. (Foto: Divulgação)

Nascido em Belém, no Pará, foi a Bahia que deu régua e compasso a Samuel, que cresceu em Salvador onde, desde cedo, começou a desenvolver seu talento para a música, em especial para o piano. Aos 25 anos, decidiu viver da música e, após passar por diversos estilos, sendo a música brasileira um deles, focou-se no jazz latino. Entre 2004 e 2011, radicou-se em Portugal, onde ganhou grande reconhecimento e teve a oportunidade de se apresentar em muitos eventos e festivais.

Com vasta experiência em Jazz, o pianista é o único brasileiro a integrar o seleto grupo da Royal Society of Arts em Londres. Desde 2015, ele é o pianista representante da marca de pianos Fritz Dobbert, além disso, o artista é editor da All About Jazz (EUA) na categoria Jazz Latino.

O tema principal da obra de Samuel é a arte da improvisação para todos os instrumentos e cantores. O prefácio foi escrito pelo lendário baterista de New York, Michael Lauren, um dos fundadores de uma das escolas mais conceituadas do mundo, Drummers Collective e também Coordenador do Curso de Jazz da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo(ESMAE) – Porto, Portugal.

A publicação é destinada a um público que vai desde estudantes de música iniciantes até profissionais da área, possui 32 capítulos e 252 páginas. A foto da capa foi gentilmente cedida por Jazz at Lincoln Center com Winton Marsalis, que é um dos maiores expoentes do Jazz mundial. Samuel irá apresentar o livro na Bienal do RJ (02/09) e na Divine Académie des Arts Lettres et Culture no Louvre em Paris(18/10).

Notícias Relacionadas