Programa de prevenção à Aids chega a escola municipal de Salvador

Estudantes da Escola Municipal Cidade de Jequié, que fica no bairro da Federação, em Salvador, passarão a contar com aulas diferentes para debaterem sobre assuntos relacionados à sexualidade e qualidade de vida. Isso porque voluntários da Diagnoson a+ adotaram a escola para a aplicação do game Conecta Saúde, que tem como mote “Jogue e Previna-se”.

O programa Conecta Saúde sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, como HIV e gravidez não planejada. (Foto: Divulgação)
O programa Conecta Saúde sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, como HIV e gravidez não planejada. (Foto: Divulgação)

De acordo com Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury, o programa tem como objetivo atender a uma demanda ainda bastante atual. “Temos visto a necessidade de conscientizar os adolescentes sobre temas voltados para sua saúde, em especial sobre os riscos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O jogo, por meio de uma abordagem lúdica, e de uma linguagem contemporânea e adaptada, permite que os jovens troquem experiências e tirem suas dúvidas sobre esses temas”, completa.

O cenário utilizado no jogo de tabuleiro é um acampamento para onde o grupo de jovens viaja. Neste acampamento, cada equipe de jovens é formada por até três integrantes e se tornará responsável por um dos dez personagens que irão vivenciar situações de risco, em que serão expostos a formas de contágio de HIV e de gravidez na adolescência. Na primeira parte do jogo há a troca de conhecimento sobre as formas de transmissão da Aids. Já num segundo momento será consolidado o aprendizado de como a Aids ou a gravidez não planejada podem afetar o futuro dos personagens. No fim da brincadeira, eles fazem a viagem de volta do acampamento e refletem sobre o que aconteceu durante o jogo. Neste momento é criado um espaço aberto para que os jovens esclareçam suas dúvidas e troquem experiências.

Notícias Relacionadas