Leilão de Corte Acrioeste é atração na programação oficial da Bahia Farm 2017

Com data confirmada para o dia 2 de junho, véspera de encerramento da Bahia Farm Show 2017, o leilão de gado de corte Acrioeste é uma atração à parte na programação da maior feira de negócios e tecnologia agrícola do Norte/Nordeste do Brasil, que acontece a partir desta terça-feira (30), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste),  Stefan Zembrod.
Presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), Stefan Zembrod.

A partir das 15h da sexta-feira (2), criadores e convidados da região oeste da Bahia e de outros estados poderão conhecer e arrematar os mais de 500 bezerros, bezerras, garrotes e novilhas das raças zebuínas Nelore e Guzerá e das raças europeias Angus e Aberdeen Angus e seus cruzamentos industriais. Todos com alto padrão genético, excelente procedência, e em condições facilitadas de pagamento.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia – Acrioeste – Stefan Zembrod chama a atenção para a excelência do gado produzido pela região. “O oeste possui oferta de boas terras, o que tem atraído grandes empreendimentos agropecuários, além de ser reconhecido nacionalmente pela qualidade dos bezerros que produz, estes animais abastecem os confinamentos de várias partes do Brasil”, destaca.

Para ele, a pecuária regional tem avançado, graças, principalmente, ao incremento da integração lavoura/pecuária e ao aumento da matéria-prima para a engorda, abundante no oeste da Bahia. A coordenadora geral da Bahia Farm, Rosi Cerrato, complementa o pensamento de Zembrob, ressaltando que pecuária e agricultura precisam caminhar lado a lado para obter melhores resultados e ganhos.

“Entendemos que a Bahia Farm Show é um espaço estratégico, muito visitado e de grandes referências do segmento do agronegócio, e o leilão torna-se uma vitrine importante para o criador do oeste mostrar o excelente nível do plantel aqui existente. Nossa meta, com o evento, é fortalecer a pecuária regional e promover o incremento da economia”, diz.

A região Oeste da Bahia possui um rebanho estimado em dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte. A raça predominante é a Nelore, e em menor escala, a Guzerá e o gado de leite, segundo dados da Acrioeste. A criação de gado de corte em escala comercial ganhou força no final da década de 20, quando a pioneira no ramo, a Companhia Sertaneja Agropastoril se instalou em Barreiras (BA), em 1.928, e iniciou as atividades de compra e venda.

A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda.

Notícias Relacionadas