Evento ”Chope com Ciência” acontecerá em diversos bares de Salvador

A cidade de Salvador sediará nos dias 15, 16 e 17 de maio a sua primeira edição do Pint of Science – ou Chope com Ciência -, um projeto mundial de divulgação científica que tem como palco diversos bares e outros ambientes pouco convencionais para o debate científico.

O bate papo com Paulo Costa Lima, compositor e professor de Música, será no Caranguejo do Porto, na Barra.
O bate papo com Paulo Costa Lima, compositor e professor de Música, será no Caranguejo do Porto, na Barra.

No caso da capital baiana, o bate papo dos cientistas sobre suas pesquisas e descobertas acontecerá nos bares Barravento, e Caranguejo do Porto, na Barra; e RedBurguer, na Pituba, sempre das 19h30 às 21 horas. A entrada é franca e não há couvert artístico.

O Pint of Science foi criado em 2012 no Reino Unido. O objetivo foi tornar a pesquisa científica mais próxima do público, proporcionando debates sobre assuntos instigantes e inovadores, esclarecendo dúvidas e mostrando os impactos desses trabalhos na vida de cada um. Em pouco tempo, o evento ganhou o mundo e hoje é realizado simultaneamente em outros 11 países e em mais de 100 cidades.

Em Salvador, o coordenador do Pint of Science é o professor e vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Denis Soares. Ele conta que a ideia de realizar o evento na capital baiana foi o de proporcionar visibilidade aos pesquisadores baianos. “Aqui, e no Nordeste em geral, não há muito investimento na área de pesquisa, há poucos eventos científicos também. Muito do que nós, pesquisadores, produzimos não é exposto ou divulgado. Acredito que o Pint of Science vai possibilitar uma aproximação com a comunidade local”, observa Soares.

A ideia do evento foi abraçada pelo reitor da UFBA, João Carlos Sales, e a professora Mariluce Moura, da Assessoria de Divulgação Científica da Universidade, cujos pesquisadores participam como debatedores convidados durante a programação, que é integrada por nove seções, três por dia. Os temas escolhidos são os mais diversificados, mas convergem sempre para assuntos atuais e urgentes da contemporaneidade.

Notícias Relacionadas