Empresas podem apresentar propostas para o VLT até 30 de junho

O sistema de trens que atende mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi mudando com o tempo. Implantado em 1860, ele tomou nos anos 70 a forma que apresenta até hoje, realizando o trajeto entre Paripe e Calçada. Agora, as velhas composições vão dar lugar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Subúrbio Ferroviário de Salvador será contemplado com o VLT (Foto: Divulgação/GovBa)
Subúrbio Ferroviário de Salvador será contemplado com o VLT (Foto: Divulgação/GovBa)

O aviso de licitação para implantação e operação do VLT foi publicado neste mês, no Diário Oficial do Estado (DOE). Divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o edital de concessão nº 01/2017 define o dia 30 de junho como prazo final para as empresas entregarem as propostas.

O técnico em purificação de água Robson Santos, 53 anos, nasceu no Subúrbio e durante a vida toda utilizou o trem. Ele aprova a modernização do sistema. “A gente, que está acostumado com a espera na estação e com a falta de conforto nos vagões, vai sentir a diferença quando implantar o VLT. Vamos chegar mais rápido ao destino para trabalhar, para visitar os amigos e não vamos pegar engarrafamento. Tudo vai melhorar. A gente vai sair de casa mais feliz. Vamos viajar no ar condicionado. O VLT vai facilitar tudo”.

De acordo com o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, após a entrega das propostas e a verificação da documentação, “o projeto irá a leilão na Bovespa, onde se dará o vencedor da licitação. A conclusão deste processo está prevista para a primeira semana de julho, quando conheceremos a concessionária do VLT. Podem participar empresas nacionais, internacionais ou ainda consórcios”.

O VLT terá cerca de 19 quilômetros de extensão e 21 paradas. Estão previstas intervenções em duas fases. A primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 quilômetros. A segunda, entre Plataforma e São Luiz, possui 9 quilômetros. Atualmente, a malha ferroviária que liga Paripe à Calçada tem 13,6 quilômetros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =