Espetáculo de flamenco é destaque desta sexta no Instituto Cervantes

Espetáculo de Flamenco, com  Vanesa Dominguez,  acontece às 20h no auditório do Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra.
Espetáculo de Flamenco, com Vanesa Dominguez,
acontece às 20h no auditório do Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra.

O Instituto Cervantes de Salvador apresenta nesta sexta-feira (24), às 20 horas, um espetáculo de flamenco da dançarina espanhola Vanesa Dominguez. No palco, a artista mostrará alguns registros de sua carreira inteiramente dedicada à cultura do flamenco, que desde 2010 foi declarado pela Unesco “patrimônio cultural imaterial da humanidade”. Além do show, Vanesa Domiguez ministrará, em Salvador, no dia 27, um masterclass para interessados.

Originalmente associado à região de Andaluzia, na Espanha, o flamenco limitava-se apenas de canto sem acompanhamento instrumental. Depois, começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra, palmas, sapateado e dança. Mais recentemente, outros instrumentos como o cajón e as castanholas foram também introduzidos assim como o violino, o celo e a flauta, o que veio a engrandecer as nuances musicais do gênero.

Vanesa Dominguez vem de uma família de dançarinas de Málaga, na Espanha. Aos 20 anos, mudou-se para Madri para aprofundar seus estudos de dança na escola Amor de Dios. Teve aulas com os mestres La Tati, Antonio Reyes, Domingo Ortega, Belen Maya, Farruquito, Yolanda Heredia, Alfonso Losa e La China. Trabalhou em várias companhias de Madri, Barcelona e Málaga, entre elas a de Maria Carrasco, onde estrelou os espetáculos Carmen, Embrujo e La Cenicienta, apresentando-se na Espanha e na América Central. Em 2007, Vanesa foi morar em Buenos Aires, onde criou a sua própria companhia de dança.

Notícias Relacionadas