Falta de dragagem no terminal do governo em Vera Cruz suspende travessia

Depois de registrar intenso movimento de embarque desde às 5h deste domingo (26), a travessia Salvador-Mar Grande iniciou uma parada às 8h30 que vai até às 10h30. A parada ocorre por conta da maré baixa, já que o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, não tem condições para operar devido à pouca profundidade de seu canal de navegação.

Desde 2007 o governo promete executar os serviços de dragagem e derrocagem na bacia de evolução do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.  Quase 10 anos, e nada. Os "estudos" da "fauna e da flora" continuam sendo feitos pela Seinfra. Se os serviços tivessem sido executados,  os moradores de Vera não seriam prejudicados com a parada obrigatória da travessia em períodos de maré baixa. É bom lembrar: o terminal é do Governo do Estado e é  gerido pela Prefeitura de Vera Cruz. (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)
Desde 2007 o governo promete executar os serviços de dragagem e derrocagem na bacia de evolução do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Dez anos depois, nada da execução das obras. Em pleno Carnaval, a travessia é obrigada a parar pela maré baixa, prejudicando milhares de pessoas e também os operadores. (Foto: Arquivo/Jornal da Mídia)

A travessia vinha operando com 12 embarcações e saídas do Terminal Náutico a cada 10 minutos. Na retomada das operações normais, às 10h30, o sistema estará funcionando com o mesmo esquema visando agilizar ao máximo o transporte dos usuários. Existe fila de espera para embarque no Terminal Náutico.

A Astramab informa aos usuários que a maré baixa também forçará a travessia a encerrar mais cedo hoje: o último horário saindo de Salvador será às 18h40 e não às 20h, como normalmente acontece. De Mar Grande para a capital, a última saída será às 18h30. Aos domingos e feriados a passagem na travessia custa R$ 7,10.

Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo opera neste domingo de Carnaval sem qualquer restrição e registrando grande procura pelos turistas. Os dois primeiros catamarãs saíram às 8h30 e às 9h com lotação completa. Os usuários ainda contam hoje com horários às 10h30, 13h e 14h30. Foi grande também hoje o embarque de baianos e turistas para o passeio de escuna pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas zarparam às 9h e só retornam a Salvador às 17h30. No passeio ocorrem paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.

Notícias Relacionadas