Vitória pode assumir liderança hoje do seu grupo da Copa do Nordeste

Kieza, Uillian Ciorreia e Willian Farias estão otimistas e apostam no triunfo. (Foto: Maurícia Mattos | EC Vitória/Divulgação)
Kieza, Uillian Ciorreia e Willian Farias estão otimistas e apostam no triunfo. (Foto: Maurícia Mattos | EC Vitória/Divulgação)

Duas coisas que são regras na Copa do Nordeste. A primeira, o Vitória é o maior campeão da competição, com cinco títulos. A segunda é que o América (RN) sempre cruza o caminho do Leão no Nordestão. Desde 2010, o Vitória só não enfrentou o time potiguar em 2011 e 2012, pois a competição não foi disputada, além de 2016, quando o time baiano não participou. Em todas as edições em que ambos participaram, houve confronto, exatamente como vai ocorrer neste sábado (11), no Manoel Barradas, às 16h, pelo regional.

Se vencer o América-RN, o Vitória assume provisoriamente a liderança do grupo – Bota e Sergipe se pegam no domingo – e fica numa situação melhor para o restante dos jogos, um em casa e dois como visitante. Caso perca ou empate, se complica e aumenta a chance de emoções fortes na rodada final.

Na verdade, a história é mais longa. Vitória e América também se enfrentaram nas edições de 2003, 2002, 2001, 2000, 1998, além da edição de 1976, no primeiro título rubro-negro do campeonato. Ao todo, são 19 jogos no Nordestão. O Leão leva vantagem. Venceu 13 vezes, com outros dois empates e quatro derrotas. No Barradão, foram nove encontros, além de um na Fonte Nova. O Vitória só perdeu uma, em 2014, por 3×0. Nos últimos cinco confrontos, porém, o Leão venceu quatro e empatou outra.

Vitória e América estão no Grupo E, juntamente com Botafogo (PB) e Sergipe. O grupo está embolado. Os quatro times estão com 3 pontos ganhos e um triunfo, e o América lidera por causa do saldo positivo de 1 gol. O Botafogo (PB) vem em segundo pelo critério do confronto – ganhou do Leão domingo passado – e nós estamos em terceiro, à frente do Sergipe. Lembrando que os primeiros colocados de cada grupo, além dos três melhores segundos, independente de grupo, avançarão para as oitavas. Um triunfo no Barradão será crucial para a busca da liderança.

Após dois jogos seguidos fora de casa, o time rubro-negro retorna ao Barradão com o objetivo de manter a invencibilidade no santuário e reassumir a liderança do Grupo E da Copa do Nordeste. O Vitória joga justamente contra o líder América (RN) e conta com apoio da galera para alcançar seu objetivo.

Notícias Relacionadas