Detran capacita servidores para vistoria de trios elétricos no Carnaval

A pouco mais de duas semanas do carnaval, a preparação para a grande festa já movimenta a capital baiana. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) promoveu uma capacitação para vistoriadores de trios elétricos, nesta terça-feira (7), com objetivo de melhorar o desempenho dos servidores no período de festividades. Além de aulas práticas, eles aprenderam sobre ética e cidadania na atividade profissional, legislação de trânsito, gestão de riscos, transporte de passageiros, segurança e saúde física e mental.

Vistoria de veículos garante segurança no carnaval. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
A vistoria oficial dos trios está prevista para começar dia 14 de fevereiro. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

De acordo com o perito Domingos Lemos, o aperfeiçoamento, que acontece anualmente na capital e no interior, auxilia na segurança durante os dias de evento. “Preparamos melhor estes funcionários para a realização da vistoria, onde componentes importantes de segurança serão analisados, assim como as condições mecânicas e operacionais dos veículos. Outros itens avaliados são pneus, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor”.

A vistoria oficial está prevista para começar a partir do dia 14 de fevereiro. Os equipamentos examinados e liberados receberão um adesivo de regularização. Além disto, os condutores deverão portar a cartilha com o visto do Detran e de outros órgãos participantes do serviço, como o Departamento de Policia Técnica, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Fazenda do Estado. Após a inspeção, os veículos passarão por avaliação antes de entrar no circuito, para verificar se houve alguma mudança após a fiscalização preliminar.

Para o vistoriador Valdemir da Silva, a grande importância da capacitação é o fato de acrescentar mais experiência. “Com esse conhecimento adquirido vamos conseguir lidar melhor com situações diversas e aprimorar o exercício de nossa atividade. Outro fator importante para passarmos pela reciclagem é que os veículos são atualizados com frequência. As montadoras renovam seus veículos e nós não podemos ficar fora destas atualizações”, afirma.

Notícias Relacionadas