Governo não consegue dragar terminal e travessia de Mar Grande faz parada

SÓ NA BAHIA - Apesar de ser considerado um sistema de transporte de massa da Região Metropolitana de Salvador, a travessia Salvador-Mar Grande continua (ainda) dependendo da maré para funcionar. O governo não ''conseguiu ainda'' fazer a dragagem do terminal de Vera Cruz, que vem sendo prometida desde 2007. Disseram que em novembro de 2016 os "estudos" da dragagem seria contratados mas parece que esqueceram de novo.
SÓ NA BAHIA – Apesar de ser considerado um sistema de transporte de massa da Região Metropolitana de Salvador, a travessia Salvador-Mar Grande continua (ainda) dependendo da maré para funcionar. O governo não ”conseguiu ainda” fazer a dragagem do terminal de Vera Cruz, que vem sendo prometida desde 2007. Disseram que em novembro de 2016 os “estudos” da dragagem seriam contratados mas parece que esqueceram de novo.

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande fará uma parada forçada pela maré baixa, nesta quarta-feira (11), que vai das 8h às 9h30. A parada acontece pela falta de condições do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, em atracar embarcações em períodos de maré baixa prolongada, como o desta semana, já que o canal de navegação do terminal não tem profundidade suficiente.

A Astramab informa aos usuários que pelo mesmo motivo (maré Baixa) os horários noturnos da travessia também serão afetados. A última saída de Salvador para Mar Grande, hoje à noite, será às 18h e não às 20h, como normalmente acontece. Já no sentido inverso, a última saída do Terminal de Vera Cruz será às 18h30. A travessia iniciou as operações às 5h e oito embarcações em tráfego, registrando bom movimento e saídas a cada 30 minutos dos terminais. Caso ocorra concentração de passageiros devido à parada de uma hora e meia, serão abertos horários extras a partir das 9h30.

Morro de São Paulo – Já o sistema da travessia Salvador-Morro de São Paulo opera normalmente nesta quarta e a previsão é que todos os catamarãs zarpem com lotação completa. As passagens para o Morro podem ser adquiridas no momento do embarque exclusivamente nos guichês das concessionárias, no terminal Náutico. Os usuários contam com horários saindo de Salvador às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas do Morro ocorrem às 9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem de catamarã é direta e dura em torno de 2he20m. Também operam normalmente nesta quarta as escunas de turismo do tradicional Passeio às Ilhas da Baía de Todos os Santos, que saem do terminal às 9h e retornam às 17h30, passando por ilhas como Itaparica e Ilha dos Frades.

Notícias Relacionadas