Nordeste da Bahia recebe Companhia de Policiamento Especializado

Cerca de 50 municípios baianos foram beneficiados com a instalação no da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Nordeste (Cipe). Com sede provisória na cidade de Esplanada, a unidade é a terceira implantada no ano passado, completando a lista de 11 unidades baianas especializadas, com ênfase no policiamento rural.

As Cipes formam um cinturão de proteção com policiamento rural em todo o interior, responsável por ações preventivas e de repressão qualificada (Foto: SSP/Ascom/Divulgação)
As Cipes formam um cinturão de proteção com policiamento rural em todo o interior, responsável por ações preventivas e de repressão qualificada (Foto: SSP/Ascom/Divulgação)

“A ampliação das unidades especializadas foi uma das promessas do governador Rui Costa à segurança pública e à população baiana e cumprida antes mesmo de completar dois anos de gestão”, destaca o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele lembra ainda que, no ano passado, as regiões Central e Chapada também ganharam especializadas, com sede nos municípios de Jequié e Ruy Barbosa, respectivamente.

De acordo com o comandante de Policiamento Especializado, coronel Raimundo Lázaro, a Cipe/Nordeste é a última unidade especializada a ser implantada com base na Lei 13. 2014, de 9 de dezembro de 2014. “As Cipes formam um cinturão de proteção com policiamento rural em todo o interior, responsável por ações preventivas e de repressão qualificada, como o combate a crimes contra instituições financeiras”, explica.

Entre as demandas da nova unidade estão o controle de divisas, a prevenção e repressão a roubos de cargas, patrulhamento rural, erradicação de plantio de drogas, combate ao crime organizado, controle de tumulto e distúrbios civis e intervenção em estabelecimento prisional em situação de crise. Comandada pelo major Wellington Morais dos Santos, a Cipe/Nordeste dispõe de 86 policiais.

A unidade atenderá às demandas dos municípios de Adustina, Antas, Araci, Banzaê, Barrocas, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cícero Dantas Cipó, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Gavião, Heliópolis, Ichu, Itapicuru, Jeremoabo, Lamarão, Nova Fátima, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Pintadas, Quijingue, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santaluz, Santanópolis, São Domingos, Sátiro Dias, Serrinha, Serra Preta, Sítio do Quinto, Tanquinho, Teofilândia, Tucano e Valente.

Notícias Relacionadas