UFBA e Uneb assinam convênio para mobilidade estudantil

Um convênio de mobilidade estudantil foi assinado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para possibilitar aos alunos de graduação de ambas as universidades cursarem disciplinas e/ou componentes curriculares oferecidos por instituição diferente daquela em que o aluno está regularmente matriculado.

O reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, assina o convênio com João Carlos Salles, reitor da UFBA.
O reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, assina o convênio com João Carlos Salles, reitor da UFBA.

Na solenidade de assinatura, realizada na Reitoria da Uneb, no Cabula, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, ressaltou a importância do convênio de mobilidade estudantil junto a uma universidade com a capilaridade da Uneb, que está presente em diversos municípios baianos, ampliando para os estudantes as possibilidades na sua formação acadêmica. “Reafirmamos o nosso compromisso em defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade”, concluiu.

O reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, disse que a parceria qualificará ainda mais o trabalho das duas instituições e destacou que a UFBA é uma universidade matriz que, por sua força e tradição, serve como referencial para todas as demais. Ele também falou da intenção de promover um programa de mobilidade estudantil similar para alunos de pós-graduação.

“A educação superior tem se caracterizado por programas de mobilidade, seja em nível nacional ou internacional, que possibilitam o contato dos estudantes com professores e pesquisadores de outras instituições de ensino, contribuindo para uma formação mais abrangente e a excelência acadêmica”, observou Penildon Silva Filho, pró-reitor pró-reitor de Graduação da UFBA.

As primeiras vagas para mobilidade estudantil para alunos de graduação serão oferecidas a partir do semestre 2017.1 – que começará em abril, na UNEB, e em maio, na UFBA. A expectativa é de que já no início do próximo ano seja publicado o primeiro edital com a relação das vagas disponibilizadas pelos colegiados dos cursos.

Notícias Relacionadas