Baiano está entre os finalistas do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn

O baiano Gabriel Campana Loureiro, 33 anos, natural do município de Eunápolis, sul do estado, é um dos 15 finalistas do concurso nacional Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2016, que está em sua 7ª edição. Realizada desde 2007, a competição vem consagrando novos talentos e reiterando seu posicionamento de valorizar e democratizar a cerveja especial no país. Único baiano a chegar na final, a receita de Gabriel Loureiro foi selecionada entre as mil inscrições que entraram na disputa deste ano.

A receita de Gabriel Loureiro estava entre as mil concorrentes de todo país.
A receita de Gabriel Loureiro estava entre as mil concorrentes de todo país.

Esta é a primeira vez que o analista bancário participa do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Quando questionado sobre o diferencial de sua receita, Gabriel Loureiro diz: “Acredito que seja o conjunto da obra, desde o estudo sobre o estilo, as técnicas e controles que utilizo em minha produção, até a busca por um perfil na cerveja que fosse leve e, ao mesmo tempo, com sabor marcante, sem fugir do estilo proposto”. Ainda sobre a competição, Gabriel afirma: “Acho muito importante os concursos de cervejas artesanais como um todo, pois permitem divulgar o universo cervejeiro e toda sua diversidade, além de possibilitar que os aspirantes a cervejeiros tenham uma avaliação profissional de sua criação, o que ajuda muito na hora de identificar as falhas e melhorar cada vez mais suas receitas”.

A Eisenbahn é uma marca de cerveja especial pertencente a Brasil Kirin, uma das maiores indústrias de bebidas do país. Para o Concurso de 2016, cada participante desenvolveu uma receita, respeitando as propriedades do estilo proposto para esse ano que é o Altbier. A escolha não poderia ser diferente, pois é em homenagem a celebração dos 500 anos da lei da pureza Alemã – Reinheitsgebot, que segue traz em sua fórmula original a partir de três principais ingredientes: água, malte e lúpulo. E como o próprio portfólio da Eisenbahn apresenta estilos que seguem a lei da pureza como a Pilsen, Pale Ale, Strong Golden Ale, Weizenbier, Weizenbock, Kölsch, Eisenbahn 5, Dunkel, e Oktoberfest, todos serviram como fontes de inspiração para os participantes.

Notícias Relacionadas