Wagner é todo de Sérgio Moro; Rui Costa não nomeia antecessor secretário

Investigado na Lava Jato, Wagner continua sem foro privilegiado (Foto: Reprodução)
Investigado na Lava Jato, Wagner continua sem foro privilegiado (Foto: Reprodução)

O ex-ministro e ex-governado Jaques Wagner foi nomeado, neste sábado (19), coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Bahia, sem status de secretário de Estado. Investigado na Lava Jato e sem foro privilegiado, ele continuará ao alcance do juiz Sérgio Moro.

Amigos de Rui Costa afirmavam que o PT e o próprio Wagner, que o inventou como candidato a governador, vinham pressionando pela nomeação do ex-governador como secretário. Mas Rui recuou. Segundo a assessoria do governo baiano “o papel” do ex-ministro de Dilma será o de ”fortalecer relações com a sociedade e tocar projetos estruturantes”.

Malandragem – A portaria da nomeação de Wagner assinada por Rui Costa foi publicada no Diário Oficial de hoje. Inicialmente, a imprensa de Salvador vinha divulgando com insistência que Wagner iria assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), ocupada hoje por Jorge Hereda. Outra parte da mídia dava como certa a nomeação do ex-governador para a Secretaria de Relações Institucionais, em lugar de Josias Gomes da Silva.

Ontem, o colunista Cláudio Humberto antecipava em seu comentário que o governador Rui Costa (PT) corria o risco de responder por obstrução à Justiça, se confirmasse o ex-ministro Jaques Wagner (PT) como seu secretário. Com o título Malandragem de Jaques Wagner pode ser anulada no STF, Cláudio Humberto comparou o possível ato de Rui ao de Dilma:

”A malandragem é idêntica à nomeação de Lula ministro. Assim como anulou o ato de Dilma, diz um ministro do STF, se for provocado, o Supremo Tribunal Federal deve invalidar a nomeação de Wagner”, informou Cláudio Humberto.

Hoje a portaria de Rui Costa nomeia Jaques Wagner para um cargo de segundo escalão.

wagnernomeacao

Leia Também:

Malandragem de Jaques Wagner pode ser anulada no STF

Notícias Relacionadas