Navio cargueiro MSC Barbara encalha próximo ao terminal de São Joaquim

Com carga completa de contaners, o MSC Barbara, de bandeira do Panamá, encalhou próximo ao Terminal de São Joaquim.
Com carga completa de containers, o MSC Barbara, de bandeira do Panamá, encalhou próximo ao Terminal de São Joaquim. (Foto: Fleetmon.com/Reprodução)

REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

O navio cargueiro MSC Barbara, de bandeira panamenha, encalhou por volta das 9h desta quarta-feira (16), nas imediações do Terminal de São Joaquim e próximo ao antigo prédio da Petrobras. Carregado de containers, o navio tentava uma manobra para atracar no Porto de Salvador, quando acabou encalhando.

Posição do MSC Barbara próximo ao terminal do ferryboat em São Joaquim
Posição do MSC Barbara próximo ao terminal do ferryboat em São Joaquim

A embarcação está acompanhada por uma equipe de práticos que atua no auxílio de embarcações que chegam ao Porto de Salvador.

Na área onde está encalhado, nas imediações do Terminal de São Joaquim, o calado (profundidade) é de 12 metros, aproximadamente. O MSC Barbara tem um calado de 14,5 metros e com a maré baixa que começou às 8h e vai até às 11h desta manhã, a embarcação acabou encalhando.

Leia também:

Navio MSC Barbara ”perde a maré” e segue encalhado em São Joaquim

Fontes da área naval informaram ao JORNAL DA MÍDIA que além da maré baixa, outros fatores podem ter contribuído para o encalhe, como a falta de programação da manobra levando-se em consideração o comprimento do cargueiro (quase 300 metros). “Ele (o prático) teria que girar a proa para dentro do cais (do porto), o que parece não ter ocorrido. Toda manobra é diferente da outra. O navio está com carga máxima, que também pode ter incluenciado, como também a velocidade”.

O MSC Barbara, atualmente com bandeira do Panamá, é um cargueiro de grande porte. Foi construído em 2002 e opera atualmente com bandeira do Panamá. Ele tem 293 metros de comprimento e 43 metros de boca. A sua tonelagem bruta é de 73,8 mil toneladas.

Notícias Relacionadas