Travessia Salvador-Mar Grande registra intenso movimento nesta manhã

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande iniciou às 7h deste sábado (12) uma parada forçada pela maré baixa, que vai até às 8h30. O período de maré baixa acentuada começou ontem e vai até a próxima quinta-feira, obrigando a travessia a fazer paradas momentâneas, já que o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, não tem condições de atracar embarcações com em maré baixa devido à pouca profundidade do seu canal de navegação. Ainda por conta da maré baixa, a travessia só atenderá hoje até às 18h30 – normalmente as operações vão até às 20h.

Depois da parada, a travessia Salvador-Mar Grande registra intenso movimento saindo de Salvador para a Ilha de Itaparica. (Foto: Astramab/Divulgação)
Depois da parada, a travessia Salvador-Mar Grande registra intenso movimento saindo de Salvador para a Ilha de Itaparica. (Foto: Astramab/Divulgação)

A expectativa da Astramab é de que a partir das 8h30, na retomada das operações, ocorra movimento intenso de passageiros saindo de Salvador com destino à Ilha de Itaparica, já que terça-feira é feriado da Proclamação da República. A previsão é de que o sistema opere com 10 embarcações, com horários de saída do Terminal Náutico de 15 em 15 minutos.

Transporte Clandestino – A procura pela travessia Salvador-Morro de São Paulo cresceu muito nos últimos dois dias em virtude do feriado de terça, dia 15. A Astramab recomenda aos usuários para que evitem comprar passagens para o Morro de São Paulo fora dos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico. Em finais de semana, feriados e com a aproximação do Verão, agentes que atuam no transporte irregular para o Morro de São Paulo voltaram a atuar nas imediações do terminal, inclusive abordando e vendendo passagens a turistas.

O presidente da Astramab, Jacinto Chagas, informou que vai levar, de novo, o assunto à Agerba, que é o órgão de fiscalização da área de transporte do governo. “Esses agentes irregulares não têm autorização da Agerba e de nenhum órgão do Estado para vender passagens ou para operar no transporte de passageiros entre Salvador e o Morro de São Paulo. Nós operadores oficiais, regulados e fiscalizados pelo Estado, estamos sendo prejudicados e é preciso que o órgão fiscalizador tome uma providência”, disse Jacito Chagas. Ele explicou que a irregularidade avançou tanto que os agentes que atuam no transporte clandestino estão até estabelecendo e divulgando horários fixos de saída para o Morro de São Paulo, a partir do Terminal Náutico, à revelia da Agerba.

Para o Morro de São Paulo, a linha regular tem horários saindo de Salvador às 8h30, 9h, 1030, 13h e 1430. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro é direta e dura em média 2h20 e a passagem custa R$ 95,20. Também operam com boa procura neste sábado as escunas do tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos. O tour tem paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica e o retorno a Salvador acontece às 17h30. A tarifa é R$ 50.

Notícias Relacionadas