O mau tempo na manhã deste domingo (31) foi o responsável pelo encalhe de uma embarcação da travessia Salvador-Mar Grande, no Terminal de Veral Cruz, na Ilha de Itaparica. Mas nem tanto. O responsável mesmo foi o terminal que o governo do Estado tem ali, que sem profundidade, suficiente segue causando transtornos aos usuários da travessia e infernizando a vida dos comandantes das embarcações.
A maré estava baixa e com os fortes ventos da manhã deste domingo, o curso normal da embarcação “Maria Quitéria” foi desviado. Resultado: o barco ficou preso nas pedras e teve que esperar uma hora e meia até a maré subir de novo para continuar navegando e atracar no Terminal de Vera Cruz. A bacia de evolução do Terminal de Vera Cruz precisa ser dragada com urgência. O Governo está prometendo fazer os serviços desde 2007, mas ainda não conseguiu. Incrível: diz a Seinfra que continua “fazendo estudos”.
Com isso, com maré baixa, os comandantes das embarcações da travessia Salvador-Mar Grande têm que fazer mágica para evitar os encalhes das embarcações, segundo atestam fontes da Capitania dos Portos. Mas nem sempre isso é possível e os incidentes podem acontecer. E mais: os comandantes ainda tem que se virar nos períodos de ressaca em Vera Cruz.
A dragagem e a derrocagem para aumentar a profundidade do canal de navegação do terminal vem sendo defendida pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O terminal pertence ao governo do Estado e é administrado pela Prefeitura de Vera Cruz.
Confira a nota da Astramab sobre o encalhe da embarcação hoje em Vera Cruz:
”A Astramab informa que hoje (31) a embarcação Maria Quitéria, devido aos fortes ventos e à maré baixa, ficou encalhada no Canal de Navegação do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Como é do conhecimento público, o canal de navegação daquele terminal é estreito e com a ventania desta manhã a embarcação foi deslocada do seu curso normal, o que causou o encalhe. O fato aconteceu a 100 metros do atracadouro de Vera Cruz. A embarcação transportava 50 paageiros no sentido Salvador-Mar Grande. Como a maré estava baixa, o comandante esperou por uma hora e meia até que a profundidade do canal de navegação chegasse ao nível que permitisse o deslocamento do barco.
A ASTRAMAB informa ainda que vem defendendo junto ao Governo do Estado a necessidade de realização dos serviços de dragagem (retirada de areia) e de derrocagem (remoção de pedras) para que o canal de navegação daquele Terminal opere normalmente mesmo em periodos de maré baixa, evitando esses problemas operacionais, que representam prejuízo para os usuários e operadores.”