Maria Bethânia estreia programa de TV sobre poesia no Arte 1

“Poesia e Prosa com Maria Bethânia” promove um diálogo entre diferentes tipos de artes.
“Poesia e Prosa com Maria Bethânia” promove um diálogo entre diferentes tipos de artes.

No dia 3 de julho, às 22h, estreia no canal Arte 1 o programa “Poesia e Prosa com Maria Bethânia”. A atração traz a cantora e compositora Maria Bethânia recebendo convidados do universo acadêmico e musical para fazer um resgate da arte de declamar poemas. A série da produtora Cine Group tem quatro episódios, nos quais Bethânia emociona ao debater e desvendar poesias. O projeto democratiza a escrita poética ao levar para lares de todo o país debates sobre as obras de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Castro Alves e João Cabral de Melo Neto. A produção conta com direção geral de Mônica Monteiro e foi executada com recursos do canal Arte 1, do Grupo Bandeirantes.

Caio Carvalho, diretor executivo do canal, explica que o “Poesia e Prosa com Maria Bethânia” promove um diálogo entre diferentes tipos de artes. É levar para o público brasileiro algo que está presente mais na sala de aula, mas com uma linguagem que ultrapassa o caráter acadêmico e torna a poesia sedutora e acessível a todos: “Foi um privilégio para o canal Arte 1 abrir a sua tela para a arte da poesia e da prosa com Maria Bethânia recebendo seus convidados especiais com toda sua alma e talento.”

Mônica Monteiro, CEO da Cine Group e diretora-geral da atração, conta que o programa está sendo produzido há um ano e Maria Bethânia participou de todas as etapas. “A cantora é uma pessoa especial demais. Ela é pura, humana, estuda e se dedica totalmente no que faz. Foi um processo grandioso em que a artista escolheu os poetas e se preparou muito para estar ali, declamando, conversando, visitando obras imortais. O resultado é um programa extremamente emocionante. Um trabalho que me levou ao céu”, conta a diretora.

Juntar artistas que fazem raras aparições, principalmente em programas de televisão, com acadêmicos _especialistas nas obras dos poetas retratados_ mostra a força que “Poesia e Prosa com Maria Bethânia” nos cenário musical e literário. O programa nasceu principalmente da vontade de Bethânia em levar expressões artísticas distintas para todos os cantos, promovendo conhecimento cultural e acadêmico em uma única experiência.

Notícias Relacionadas