Servidores do INSS em Pernambuco protestam contra reforma da Previdência

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), movimentos sociais e sindicatos representantes de trabalhadores urbanos e rurais protestaram, na manhã desta quinta-feira (16), em Pernambuco, contra a extinção do Ministério da Previdência Social e a reforma da Previdência planejada pelo governo do presidente interino Michel Temer.

Servidores do INSS protestam na Gerência Executiva do INSS em Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, na sede do Instituto (Sindsprev-PE/Divulgação)
Servidores do INSS protestam na Gerência Executiva do INSS em Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, na sede do Instituto (Sindsprev-PE/Divulgação)

No Recife, o ato durou toda a manhã, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) com o apoio de organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e sindicatos de outras categorias. De acordo com o coordenador-geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte, cerca de 400 pessoas participaram da mobilização, realizada em frente à Gerência Executiva do INSS em Pernambuco, no bairro de Santo Amaro.

No interior, os maiores protestos foram em Caruaru, Petrolina e Garanhuns, onde funcionam gerências regionais do INSS no estado. O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Paulo Roberto Rodrigues Santos, afirma que 60 municípios tiveram alguma mobilização durante a manhã. Os protestos fazem parte do Ato Nacional em Defesa da Previdência Social, do SUS e dos Direitos dos Trabalhadores. (Sumaia Villela – Correspondente da Agência Brasil)

Notícias Relacionadas