Santo Antônio da Barra receberá faixa de Oficial do Exército Brasileiro

A imagem de Santo Antônio da Igreja de Santo Antônio da Barra, na Barra, receberá a faixa de Oficial do Exército Brasileiro, em cerimônia no próximo domingo, dia 12 de junho, às 18h30, com presença de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil. A faixa será entregue pelo comandante da VI Região Militar do Exército, General Artur Costa Moura, em ritual na própria igreja, ao final de uma procissão que trará à frente a imagem de Santo Antônio e que terá início às 17h30 no Forte São Diogo, no Porto da Barra.

A Igreja de Santo Antônio da Barra, construída entre os anos de 1595 e 1600, conserva uma imagem em tamanho natural do santo, que, segundo a tradição, ostentava sua faixa de oficial do Exército.
A Igreja de Santo Antônio da Barra, construída entre os anos de 1595 e 1600, conserva uma imagem em tamanho natural do santo, que, segundo a tradição, ostentava sua faixa de oficial do Exército.

Segundo o padre Rogério Barroso, o uso da faixa militar acompanha a imagem, em tamanho natural, de Santo Antônio desde os primórdios da construção da Igreja da Barra, entre os anos de 1595 e 1600. Ocorre que a faixa se perdeu ao longo do tempo, sendo substituída provisoriamente por outra, confeccionada pela própria igreja. Para sustentar a tradição, foi solicitada uma nova faixa ao Exército Brasileiro.

Em Portugal, Santo Antônio é venerado como santo militar desde o século XVII. Na capela de Nossa Senhora da Vitória, na Cidadela de Cascais, próximo a Lisboa, venera-se ainda hoje uma imagem do santo português ostentando a Cruz de Ouro das Campanhas da Guerra Peninsular e um manto com o distintivo de granadeiro. No Brasil, assim como em Portugal, Santo Antônio trilhou carreira militar, chegando a receber também a patente de Tenente-Coronel de Infantaria.

O rito de entrega da faixa a Santo Antônio começará às 17h30 com uma concentração no Forte de São Diogo, no Porto da Barra, de onde sairá uma procissão rumo à Igreja da Barra. Às 18h30, começará o Rito da Conferência da Faixa de Oficial do Exército Brasileiro a Santo Antônio, na Igreja da Barra, seguido, às 19h, de uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Salvador

Notícias Relacionadas