Terminal do governo deixa usuários de Mar Grande sem transporte por uma manhã

Por falta de dragagem, o serviço  das lanchas é interrompido. Prejuízo para os operadores e para a população de Vera Cruz, que fica sem seu principal meio de transporte para Salvador.
Por falta de dragagem, o serviço das lanchas é interrompido. Prejuízo para os operadores e para a população de Vera Cruz, que fica sem seu principal meio de transporte para Salvador.

O atendimento aos passageiros da travessia marítima Salvador-Mar Grande foi suspenso às 7h30 desta segunda-feira (6) e só será retomado às 11h. Desde a última quarta-feira que o sistema vem sendo prejudicado pela maré baixa, que deixa o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, inoperante e sem poder receber atracar embarcações – o canal de navegação do terminal não tem profundidade (calado) suficiente para operar com maré baixa. A travessia iniciou as operações hoje às 5h e registrava fluxo muito bom de embarque.Às 11h, quando retomar as operações normais, a travessia Salvador-Mar Grande terá 10 embarcações em tráfego e a expectativa é de que sejam feitos horários de saída de 15 em 15 minutos. Hoje o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30. Já de Salvador, a última embarcação deixará o Terminal Náutico às 20h.

Morro de São Paulo – A linha de catamarã ligando Salvador a Morro de São Paulo opera normalmente e com procura moderada por passagens nos guichês do Terminal Náutico. Para o Morro, o primeiro catamarã sai às 8h30 e depois ocorrem partidas às 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20 e as passagens podem ser adquiridas no momento do embarque com as concessionárias Biotur, Ilhabela e Farol do Morro. Também operam sem restrições as escunas de turismo que fazem o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. As escunas saem a partir das 9h, fazem paradas em Ilha dos Frades e em Itaparica e retornam a Salvador às 17h30.

Astramab pede dragagem ao governo – A propósito de questionamentos de usuários sobre as paradas momentâneas que o sistema da travessia Salvador-Mar Grande é obrigado a fazer em períodos de maré baixa, a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) esclarece que o canal de navegação do terminal hidroviário de Vera Cruz, equipamento que pertence ao governo do Estado, fica inoperante com maré baixa. A entidade explica que vem defendendo a realização, junto ao governo, da dragagem (remoção de sedimentos como areia do canal para permitir a passagem das embarcações) e derrocagem (processo de retirada das pedras que impedem a plena navegação). Com esses serviços executados, a travessia ficaria livre de fazer paradas obrigatórias em períodos de maré baixa, beneficiando ainda mais os seus usuários, sempre atendidos com horários pontuais e por um sistema que é o meio de transporte mais rápido para a Ilha de Itaparica.

Notícias Relacionadas