Governo da Bahia inaugura nova Avenida Orlando Gomes e viaduto

Um  passeio ciclístico na nova avenida  deu início às atividades do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'. (Foto: Govba/Divulgação)
Um passeio ciclístico na nova avenida deu início às atividades do evento ‘Viva Bahia, um Dia de Lazer’. (Foto: Govba/Divulgação)
A nova Avenida Orlando Gomes e o viaduto de integração com a Avenida 29 de Março, foram inaugurados neste domingo (5), pelo governador Rui Costa. A inauguração foi marcada pelo “Viva Bahia, um Dia de Lazer” evento com uma série de atividades artísticas, esportivas e de lazer para as comunidades do entorno da Orlando Gomes. O investimento nas obras foi de R$ 160 milhões.

Após descerrar a placa de inauguração, Rui destacou quais serão os próximos passos para mudar a mobilidade urbana de Salvador. “Essa é a primeira etapa de um plano que, junto com a avenida 29 de Março, vai ligar a Orla Atlântica até o Subúrbio Ferroviário, passando por quatro estações de metrô. Estamos integrando as diferentes áreas da cidade e vamos completar esse plano com o VLT do Subúrbio. Com muito orgulho, como baiano que sou, sei que a capital terá o melhor plano de mobilidade do País. Portanto, nós podemos ter orgulho da infraestrutura que estamos construindo na primeira capital do País e que será a melhor em integração nos próximos anos”, afirmou Rui.

O governador também participou do passeio ciclístico que deu início às atividades do evento ‘Viva Bahia, um Dia de Lazer’. Para marcar a inauguração da avenida, diversas atividades de lazer são promovidas para todas as idades, além de serviços para população do entorno da Orlando Gomes. A programação inclui show do cantor Magary Lord, aulão de ginástica, atividades infantis e ações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel.

Imagem aérea da nova Avenida Orlando Gomes, em Salvador (Foto: Divulgação/Govba/Divulgação)
Imagem aérea da nova Avenida Orlando Gomes, em Salvador (Foto: Divulgação/Govba/Divulgação)

Importante corredor de tráfego da cidade, os 3,5 quilômetros da avenida Orlando Gomes, que ligam a orla de Piatã à avenida Paralela, foram duplicados e passam a ter três faixas em cada sentido, uma delas preferencial para transporte público. Para dar mais fluidez ao trânsito foi necessária a construção de uma ponte e dois viadutos.

As calçadas, além de ficarem mais largas, ganharam piso tátil, o que permite a locomoção e segurança de pessoas com necessidades especiais. Já a ciclovia ao longo de toda extensão da avenida permite o trânsito livre dos ciclistas durante todo o dia. Intervenções de paisagismo no canteiro central, iluminação, sinalização vertical e horizontal também fazem parte do conjunto de melhorias da nova avenida. Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as mudanças na mobilidade urbana de Salvador melhoram o acesso aos bairros da região e ainda estimulam o surgimento de novos mercados e oportunidades de negócios.

Notícias Relacionadas