Passeio ciclístico abrirá evento que vai marcar inauguração da nova Orlando Gomes

Um passeio ciclístico com a presença do governador Rui Costa às 9h30 deste domingo (5) vai abrir o Dia de Lazer, evento que vai marcar a inauguração da Avenida Orlando Gomes e do viaduto de integração com a Avenida 29 de Março, em Salvador.

Ajustes finais para entrega da duplicação da Avenida Orlando Gomes (Foto: Camila Souza/GOVBA)
Ajustes finais para entrega da duplicação da Avenida Orlando Gomes (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Além do passeio, outras atividades vão integrar o “Dia de Lazer”, das 8h às 16h, como aulão de ginástica, brincadeiras infantis e apresentações de Magary Lord e Tio Paulinho. Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado também no dia 5 de junho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vai distribuir 100 mudas de árvores.

Às 10h, o governador descerra a placa de inauguração da nova via que tem pista dupla, com três faixas em cada sentido, sendo uma preferencial para o transporte público. Com a duplicação, foram construídos ainda quatro viadutos, além de melhorias que incluem novos pontos de ônibus, ciclofaixas, iluminação, sinalização vertical e horizontal e paisagismo no canteiro central e calçadas.

Senai, Sesi e IEL também irão disponibilizar serviços ao longo do evento. O Senai vai promover ações de orientação profissional para cursos técnicos e expor projetos tecnológicos e de inovação, bem como kits didáticos. Já o Sesi vai dar orientações odontológicas, com escovação e distribuição de kits; e o IEL vai atender estudantes que almejam conseguir estágios e orientar carreiras.

Mobilidade urbana

A nova Orlando Gomes integra a Linha Vermelha, corredor de tráfego de 12 quilômetros responsável pela ligação entre os bairros de Piatã e Paripe que terá investimento de R$ 160 milhões do Governo do Estado.

Com obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), apoiado pelo Governo Federal e o Ministério das Cidades, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Mobilidade), a Linha Vermelha integra o projeto dos corredores transversais, que inclui ainda a Linha Azul – uma ligação entre os bairros de Patamares e Lobato, possível através da duplicação das avenidas Pinto de Aguiar (concluída em 2014) e Gal Costa, além da implantação da via de ligação Pirajá-Lobato, com obras já em andamento. O investimento nestas obras estruturantes é de R$ 1,3 bilhão.

Programação do Dia de Lazer

08:00 – Abertura dos brinquedos
08:30 – Concentração Passeio Ciclístico
09:30 – Largada Passeio Ciclístico (acesso pela Avenida Paralela) e Aulão Fitness
10:00 – Descerramento da placa de inauguração
10:30 – Retorno passeio ciclístico
11:00 – Show de Magary Lord
12:00 – Grupo Stripulia (infantil)
13:00 – Apresentação Tio Paulinho (infantil)
14:00 – Apresentação grupo cultural
15:00 – Apresentação grupo cultural
16:00 – Encerramento do evento

Notícias Relacionadas