São Paulo consegue empate dramático e assegura sua presença nas oitavas

Calleri decide novamente e São Paulo se classifica após empate contra o The Strongest (Foto: SPFC/Divulgação)
Calleri decide novamente e São Paulo se classifica após empate contra o The Strongest (Foto: SPFC/Divulgação)

AGÊNCIA FPF

Se faltou ar, não faltou emoção no empate por 1 a 1 entre São Paulo e The Strongest na Bolívia, a 3.660 metros do nível do mar. Com o placar, o clube brasileiro conseguiu no estádio Hernando Siles a classificação na vice-liderança do Grupo 1, com nove pontos, nesta sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Ainda assim, o goleiro Denis teve uma noite para se esquecer.

Na tabela classificação apenas o River Plate aparece à frente, já que venceu o Trujillanos por 4 a 3 na Argentina e ficou com 11. Agora o time se prepara para enfrentar o Toluca nas oitavas de final. Como tem pior campanha, o primeiro jogo será no Morumbi, ainda sem data definida pela Conmebol, enquanto a decisão ficará para o México, provavelmente no estádio Nemesio Diez, que fica a 2.660 metros acima do mar.

E na história do jogo quem começou com papel de protagonista foi o meia Paulo Henrique Ganso. Isso porque, na grande decisão do clube, o camisa 10 começou no banco de reservas, já que Bauza preferiu entrar com um time mais recuado fora de casa. E por pouco a estratégia não custou caro ao treinador, na primeira aparição negativa do goleiro Denis.

Aos 28 minutos de jogo, Pablo Escobar cobrou uma falta em direção a pequena área e o arqueiro do São Paulo saiu muito mal debaixo das traves. A bola ainda tocou na sua perna antes de sobrar para Cristaldo, sem marcação, apenas escorar de cabeça na segunda trave e abrir o placar. Denis ainda levantou esbravejando, mas já era tarde.

Com o lance o São Paulo teve que se lançar ao ataque, deixando sua defesa mais exposta. O The Strongest até chegou a ameaçar, mas foi a vez da estrela do atacante Jonathan Calleri brilhar mais uma vez. Em cobrança de escanteio, o jogador subiu mais que todo mundo e testou por cima do goleiro Vaca, que não alcançou a bola e viu ainda Veizaga tentar afastar sem sorte.

Para a segunda etapa, os brasileiros voltaram ainda mais recuados, apenas trocando passes no campo defensivo e aguardando o apito final. Ganso até chegou a entrar no lugar de Michel Bastos e deu mais qualidade ao toque de bola. O São Paulo teve inclusive pelo menos duas chances de decretar a vitória, mas a partir dos 40 minutos tudo saiu dos trilhos.

Retardando o início do jogo na cobrança de tiro de meta, o goleiro Denis recebeu o segundo cartão amarelo aos 47 minutos do segundo tempo e acabou expulso de campo. Mesmo após muita reclamação e um princípio de confusão generalizada, o zagueiro Maicon foi escolhido para assumir o posto e fez duas defesas pelo alto antes do apito final.

Com o término do jogo, os jogadores do The Strongest foram pra cima de Calleri e mais uma confusão generalizada se instalou no gramado. O atacante do São Paulo se estranhou com alguns adversários e acabou expulso de campo.

Notícias Relacionadas