Governo entrega nova faixa de tráfego na Avenida Paralela

Motoristas e pedestres que transitam diariamente pela Avenida Paralela, nas imediações do Hospital Sarah Kubitschek, já começam a desfrutar de um trânsito mais organizado e com fluidez. A facilitação no tráfego de veículos e pessoas foi proporcionada pela nova pista de rolamento inaugurada na manhã desta quarta-feira (20), pelo governador Rui Costa. A pista descomplica o acesso de condutores que saem da Avenida Tancredo Neves em direção à Avenida Luís Eduardo Magalhães, bem como ao bairro do Imbuí, trechos com congestionamentos frequentes nos horários de pico.

A nova via e suas intervenções passam a integrar o conjunto de obras estruturantes de mobilidade urbana entregues pelo Governo do Estado (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
A nova via e suas intervenções passam a integrar o conjunto de obras estruturantes de mobilidade urbana entregues pelo Governo do Estado (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

“A obra vai desafogar o trânsito no local, que em muitos momentos do dia acabava sendo um gargalo. Quem passa todos os dias por aqui perceberá a melhora. Essa obra vai funcionar de maneira integrada com outra intervenção, que acontecerá do outro lado da Paralela, no sentido Centro. Mais mobilidade e conforto a população é o nosso objetivo”, afirma o governador.

De acordo com o motorista de ônibus Ademir Barros, que passa diariamente pelo local, as intervenções representam mais bem estar durante as viagens.

“Perdia muito tempo, pegava longos engarrafamentos. A expectativa agora é que a gente economize tempo e faça uma viagem mais confortável e tranquila”, disse.

Para o início das obras da nova via, executas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), algumas intervenções tiveram que ser feitas. Parte do talude que separava a área do hospital da pista da Paralela foi removida e uma contenção foi construída em solo grampeado e recobrimento vegetal. A passarela foi estendida, o ponto de ônibus relocado e as calçadas requalificadas, com instalação de piso tátil. Ao todo, R$ 5,3 milhões foram investidos na obra.

“Trabalhei durante cinco anos em uma empresa próxima ao Salvador Shopping e alguns dos problemas que tinha era esta passagem. Essas modificações vão contribuir muito para quem pega ônibus e tem que passar por esse trecho”, enfatiza o designer gráfico William Nunes.

A nova via e suas intervenções passam a integrar o conjunto de obras estruturantes de mobilidade urbana entregues pelo Governo do Estado na capital baiana. Entre elas, destacam-se a Via Expressa, os complexos viários Dois de Julho e Imbuí-Narandiba; a ligação entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães e a BR-324, a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e a Estrada do Curralinho – ligação entre as avenidas Paralela e Luís Eduardo Magalhães e o bairro do Stiep. Ainda na Avenida Paralela, a construção da Linha 2 do metrô segue em ritmo acelerado. Além disso, o projeto inclui novas alças, viadutos e passarelas na via.

Notícias Relacionadas