Feriado prolongado tem previsão de temperaturas elevadas e chuvas fracas

A região da Chapada Diamantina terá as temperaturas mais baixas neste final de semana (Foto: Bahiatursa/Divulgação)
A região da Chapada Diamantina terá as temperaturas mais baixas neste final de semana (Foto: Bahiatursa/Divulgação)

Não estão previstas mudanças nas condições do tempo na Bahia para o fim de semana prolongado, incluindo o feriado de Tiradentes. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a massa de ar quente e seco mantém as temperaturas elevadas e inibe as chuvas na maioria das regiões do estado. As áreas com maior predomínio dessa massa de ar são Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a previsão para a maior parte do período é de céu ensolarado e com poucas chances de chuva.

Temperaturas máximas chegando aos 36°C são esperadas para o oeste e São Francisco. Já as mínimas de até 16°C devem ser registradas na Chapada Diamantina e sudoeste, principalmente nas áreas serranas. Outro reflexo da atuação dessa massa de ar é a redução da umidade relativa, com índices chegando aos 30%, principalmente no meio da tarde, o que aumenta os riscos de ocorrer focos de queimadas nessas áreas.

>Clique AQUI e confira a previsão de tempo em sua cidade

Mesmo com a previsão de estiagem em grande parte da Bahia, há possibilidade de chuvas nas regiões do Recôncavo, nordeste, sul e setor leste da Chapada Diamantina e sudoeste. Tal condição é resultante dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que continuam sendo os principais responsáveis por favorecer o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado com chuvas fracas.

Os ventos, juntamente com as temperaturas também elevadas (máximas de até 35°C), contribuem para que essas chuvas ocorram e com maior frequência no fim da tarde e decorrer da noite. Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem sem grandes variações (mínimas de 23°C e máximas de 32°C), também são esperadas chuvas fracas – ocasionadas pelo calor aliado à umidade vinda do Oceano Atlântico.

Maré – Para o período entre quinta-feira (21) e domingo (24), a maré deve atingir a altura máxima no período das 3h às 5h e das 15h às 17h, com valores variando de 1,9 e 2,8 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período das 9h às 11h e das 21h e às 23h, com valores variando de 0,2 a 0,5 metros. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Radiação – Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) devem variar entre 9 e 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados nas categorias ‘Muito Alta’ e ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Notícias Relacionadas