Dilma admite possibilidade de derrota e diz que vai lutar até o último minuto

Em Em nenhum momento da entrevista, Dilma conseguiu se dizer otimista em relação à votação de domingo.  (Foto: Reprodução/O Globo).
Em nenhum momento da entrevista, Dilma conseguiu se dizer otimista em relação à votação de domingo. (Foto: Reprodução/O Globo).

Dilma Rousseff recebeu no início da manhã um grupo de dez jornalistas para uma entrevista no Palácio do Planalto. Na conversa de mais de duas horas, Dilma admitiu a possibilidade de derrota na votação de domingo. Já no final da entrevista, foi direta em relação ao seu futuro político no caso de o impeachment prospere, ou seja, se for derrotada na Câmara e no Senado:

— Se eu perder, sou carta fora do baralho.

Em nenhum momento, Dilma conseguiu se dizer otimista em relação à votação de domingo. Mas garantiu que lutará “até o último minuto contra esta tentativa de golpe”.

Embora tenha ressaltado que não faria “uma entrevista bem comportada”, Dilma queria basicamente passar alguns recados.

*Associar Michel Temer e Eduardo Cunha, a quem chamou de sócios.

*Dizer que o impeachment é golpe (“impeachment sem fundamentação é um salto no escuro que marcará profundamente a história política do Brasil”).

* E propor um pacto, se conseguir barrar o impeachment no domingo.

Na entrevista, dada no Palácio do Planalto, tendo ao seu lado o ministro Edinho Silva, Dilma atacou com violência a dupla Cunha e Temer (“Só não sei quem é o chefe e o vice-chefe. Mas eles são sócios. Um não age sem o outro.”).

Em relaçao ao pacto, ficou uma interrogação no ar. Dilma não conseguiu detalhar uma agenda para a ideia. Se disse aberta ao diálogo com a oposição a quem convidaria para conversar.

Mesmo sem ter explicado que pacto seria esse, disse que só ela poderia fazê-lo. E se referindo a Temer, a quem nunca citava pelo nome, afirmou que não existe pacto “sem a legitimidade do voto”.

— Seria uma repactuação com todas as forças políticas, com a oposição e com os movimentos sociais.

Fonte: O Globo/Lauro Jardim

Notícias Relacionadas