Jovem que completar 16 anos até a data da eleição pode fazer o título até 4 de maio

Na Bahia,  139 mil têm entre 16 e 17 anos e votam facultativamente.
Na Bahia, 139 mil têm entre 16 e 17 anos e votam facultativamente.

Mesmo tendo no momento 15 anos de idade, o jovem que completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016, data em que se realizará a votação do primeiro turno das Eleições 2016, pode solicitar, desde já, o primeiro título do eleitor a fim de participar do pleito deste ano.Na Bahia, dos cerca de dez milhões de eleitores aptos a votar no momento, quase 139 mil têm entre 16 e 17 anos e votam facultativamente. Desses jovens, pelo menos 77 mil já fizeram o recadastramento biométrico.

No entanto, adolescentes que forem fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez devem ficar atentos ao prazo final para a realização do procedimento: 4 de maio. Nesta data ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país, sendo, portanto, data limite, para que todos os eleitores façam qualquer tipo de solicitação junto à Justiça Eleitoral.

O prazo final não deve ser confundido com a data que marca o fim da “Semana do Jovem Eleitor”. Embora a campanha coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termine nessa sexta-feira, 1º de abril, a data limite para todos os eleitores – inclusive os jovens de 16 e 17 anos – solicitarem qualquer serviço à Justiça Eleitoral é 4 de maio. A campanha, que circula em âmbito nacional, tem como objetivo, justamente, incentivar o alistamento eleitoral destes jovens antes do findar do prazo.

Para fazer a inscrição, o adolescente deve comparecer ao cartório eleitoral ou postos de atendimento nos SACs com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar, no caso dos que sejam do sexo masculino.

Notícias Relacionadas