Procurador baiano ligado a Wagner pode assumir o Ministério da Justiça

Wellington César Lima e Silva comandou o Ministério Público da Bahia duas vezes durante o governo Wagner (Foto: Reprodução/Youtube)
Wellington César Lima e Silva comandou o Ministério Público da Bahia duas vezes durante o governo Wagner (Foto: Reprodução/Youtube)

REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

O ex-procurador do Ministério Público da Bahia Wellington César Lima e Silva pode assumir o Ministério da Justiça no lugar de José Eduardo Cardozo, que decidiu deixar o cargo. Wellington Cesar é ligado ao ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

Wellington César chefiou o MP-BA por duas vezes no governo Wagner: 2010/2012 e 2012/2014.

Cardozo teria tomado a decisão de deixar o Ministério da Justiça, onde é intensamente cobrado por petistas para ter o controle da Polícia Federal, especialmente, dos passos da Operação Lava Jato. Apesar da pressão crescente do PT pela saída dele, a presidente Dilma tem pedido que o ministro permaneça por mais um tempo. O ministro pode ser deslocado para a AGU, a Advocacia Geral da União.

A colunista Mônica Mergamo, da Folha de São Paulo, analisa que Cardozo sairá em um dos momentos mais delicados do governo Dilma. Bombardeada por denúncias que podem envolver a sua campanha eleitoral, em especial depois da prisão do marqueteiro petista João Santana, a presidente está cada vez mais isolada e distante até mesmo do PT, partido que a elegeu e ao qual é ainda filiada.

Notícias Relacionadas