A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos modelos Volkswagen e MAN, respectivamente.
As ferramentas auxiliam na redução do custo operacional graças a um minucioso acompanhamento online da operação dos veículos. E agora, chegam à segunda geração com mais funcionalidades, já disponíveis aos clientes.
Dentre as principais novidades estão informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem. Com o dispositivo o transportador pode também acessar relatórios práticos de consumo de combustível e modo de condução de cada motorista para realizar treinamentos, se necessário.
O exclusivo relatório de Emissão de Carbono permite mensurar a emissão de CO2, aspecto que contribui para atender a metas de sustentabilidade. Cada vez mais empresas verdes exigem de seus fornecedores ações de controle de emissões e os gráficos de cada veículo da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto de programas implementados ao longo do tempo.
Outra possibilidade é a do gestor da frota coordenar a coleta e distribuição de cargas, estabelecer pontos de entrega e pontos de parada ao longo do percurso, comunicando-se com o condutor em tempo real por meio de um visor acoplado a um teclado no painel de instrumentos.
É possível também programar avisos como vencimento de seguro, da carteira de habilitação e status de manutenção da frota, além de informar as concessionárias mais próximas ao trajeto por meio de um mapa de localização, o que facilita as paradas para manutenção.
“Trata-se de um sistema totalmente alinhado ao conceito sob medida de nossos veículos. Ouvimos os clientes e aprimoramos os recursos com uma solução completa, voltada ao ganho de produtividade do veículo e à redução de custo operacional em até 20%”, afirma João Herrmann, gerente de Marketing da MAN Latin America. “Outro foco é aumentar a segurança e contribuir para a prevenção de acidentes. Tudo isso sem deixar de lado as demandas relacionadas ao meio ambiente, mandatórias em todo o mundo”, complementa Herrmann.