Nova votação do BBB causa distorções e não impede fraude

Após 14 anos e 16 edições, o sistema de contagem de votos do “BBB” mudou. Com pouco mais de um mês da nova edição do reality show, os resultados dos paredões não serão mais determinados pelo total dos votos recebidos, mas por um número de pontos provenientes dos votos contabilizados em cada região brasileira e por meio de ligações telefônicas e SMS.

Segundo matéria do Portal UOL, assinada por Beatriz Amêndola, a mudança, que foi colocada em prática na eliminação desta terça-feira (23), provocou estranhamento e foi exaustivamente criticada nas redes sociais – afinal, ela ocorreu com o jogo já em andamento, no quarto paredão, e, na prática, um candidato pode ser eliminado mesmo tendo milhões de votos a menos do que seu oponente. Entre as possíveis distorções, estão o fato de que as regiões têm o mesmo peso na votação (1 ponto cada) mesmo tendo populações de tamanhos diferentes. E que vitórias com diferentes porcentagens terão o mesmo peso – se um participante tiver 50% mais um voto em uma região e seu oponente tiver 90% de votos em outra, o ponto que receberão por essa região terá o mesmo valor na contagem final.

Juliana e Ana Paula no quarto paredão do "BBB16": Juliana foi eliminada. (Foto: Tv Globo/Reprodução)
Juliana e Ana Paula no quarto paredão do “BBB16”: Juliana foi eliminada. (Foto: Tv Globo/Reprodução)

A Globo justificou a mudança alegando que ela garantiria “uma maior representatividade de cada região brasileira”, o que foi reforçado pelo diretor José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boninho, em entrevista à “Folha de S. Paulo” na última segunda-feira (22): “A gente quer é que o Brasil se veja um pouco mais representado, que brinque mais”. Já os votos vindos do exterior, de acordo com a emissora, serão divididos igualitariamente entre as cinco regiões.

As explicações, porém, têm sido questionadas por jornalistas especializados e fãs nas redes sociais. A coluna “Outro Canal”, da “Folha”, afirmou que nos bastidores do programa fala-se em corrigir distorções causadas pelas torcidas dos brothers nas redes sociais. E muitos fãs especulam se o objetivo da medida é reduzir a força deles e dos “mutirões” que eles realizam para angariar votos em favor de seus brothers favoritos.

Fonte: Portal UOL/BBB16. Clique e leia mais.

Notícias Relacionadas