Flu é o grande com mais jogadores formados em casa no Carioca

A integração entre a base e o futebol profissional é bem feita no Fluminense (Foto: Nelson Perez/Divulgação FFC )
A integração entre a base e o futebol profissional é bem feita no Fluminense (Foto: Nelson Perez/Divulgação FFC )

O Fluminense é o clube carioca que melhor aproveita os jogadores formados nas divisões de base. A integração entre Xerém e Laranjeiras é um dos segredos do sucesso da escola de formação tricolor, que virou referência nacional. No Carioca deste ano, o técnico Eduardo Baptista inscreveu 14 moleques de Xerém para disputar a competição, o que faz o clube ser o grande do Rio com mais jogadores da base no campeonato. O Botafogo tem 11 atletas da base, o Vasco 10 e o Flamengo apenas 9.

A presença dos jovens jogadores provam que todo o trabalho realizado em Xerém vem rendendo bons frutos. O principal objetivo da base do Fluminense é desenvolver cada vez mais atletas para a equipe profissional. Conquistas são sempre importantes, mas de nada vale se o resultado final, que é a formação, não for alcançado.

– Subir e encontrar outros meninos formados em Xerém, que já jogaram com a gente, ou que vimos treinar, facilita bastante porque a presença de jogadores jovens no time profissional nos deixa mais à vontade no grupo. Já nos conhecemos, sabemos como cada um joga e isso, quando junta com os jogadores mais experientes facilita muito, deixa o time mais forte – disse o volante Douglas.

Na base tricolor, todos utilizam a mesma filosofia de jogo e a mesma metodologia de treino e trabalho. Uma das vantagens de ter um sistema único de formação é facilitar a transição dos jovens jogadores entre as categorias. O atleta não sente tanto ao chegar na equipe profissional, pois já veio sendo trabalhado para isso desde os 9 anos de idade.

– O Fluminense é uma referência em formação de jogadores e certamente servimos de exemplo para nossos rivais. O mercado do futebol já reconhece o nosso trabalho e vamos seguir nos dedicando para que cada vez mais olhem para a gente e saibam que no clube são formados os melhores jogadores do Brasil – lembrou o gerente da base, Marcelo Teixeira.

 

Notícias Relacionadas