Novo Audi Q7 chega ao Brasil custando R$ 399.990

audi5A Audi traz para o Brasil a nova geração do modelo topo de linha de sua gama de utilitários esportivos. Em versão única Ambition, o modelo tem preço sugerido de R$ 399.990. Totalmente reprojetado, o novo Q7 é ligeiramente menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço no interior. Com o uso de materiais mais leves e resistentes, o SUV ficou mais leve, ganhando em economia, eficiência ambiental, dinamismo e dirigibilidade.

aud8Com tração integral permanente quattro, associada à eficiente transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi acelera agilmente até 100 km/h em apenas 6,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Junto a tudo isso, a marca incorpora a mais avançada tecnologia eletrônica, com o revolucionário Audi Virtual Cockpit, um painel totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display. Com sistemas mais práticos de informação e entretenimento, o sistema conecta o usuário ao mundo da Internet e todos os seus recursos.
audi2
Interior – O interior do Q7 transmite sensação de espaço e elegância, características típicas de uma sala sofisticada.  A arquitetura claramente definida e o conceito operacional se integram com perfeição. Todas as linhas são tensas, com uma orientação estritamente horizontal.  Como em um sedã de luxo, os insertos são em duas partes, com diferentes materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.

Um grande arco envolve a parte dianteira do interior, criando uma elegante curva de porta a porta.  Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central – uma solução que dá ao interior uma aparência ainda mais leve. O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
audi4
Sem concessões: qualidade de manufatura

Todos os materiais usados no Q7 foram selecionados e processados com o máximo cuidado. Comandos como o controle rotativo de volume, o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio. Todos os interruptores se movimentam com facilidade.

Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série. Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.
audi
Imagem flutuante:  o head-up display 

A Audi também equipou o novo Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa.  Um display TFT retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam.

A informação parece flutuar numa janela a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa.  O olho humano registra a informação com extrema rapidez – não há necessidade de adaptar o olhar, saindo da visão a longa distância. Pelo MMI, o motorista pode escolher quais informações devem aparecer no display. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.

Resposta tátil:  MMI all-in-touch

audi9No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.

O terminal MMI no console central serve para controlar as várias funções.  Parte do sistema MMI navigation plus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.

A interface principal com o usuário é a o touchpad. Sua superfície de vidro colorida de antracito é extremamente resistente a arranhões e tem excelentes propriedades de deslizamento. O motorista pode dar entrada a caracteres na superfície ou executar gestos com vários dedos para, por exemplo, aumentar a aproximação de um mapa ou percorrer listas. Cada entrada é seguida por uma confirmação acústica e tátil – um clique que também é sentido no dedo.

Como um smartphone: a lógica de operação

audi10No sistema MMI do novo Q7, praticamente todas as entradas podem ser realizadas em poucas etapas. A operação é baseada na lógica dos smartphones. O usuário pode acessar os menus de funções e opções juntamente com as bordas esquerda e direita do touchpad, que suplementam inteligentemente os muitos setores operacionais. A borda superior da superfície de toque contém oito botões de favoritos programáveis para registrar as estações de rádio prediletas, dados de contatos e títulos de mídia.

A operação por voz do MMI navigation plus também é a mais avançada, compreendendo inúmeras formas de articulação em linguagem coloquial. Este controle de voz, que permite ditar mensagens de texto, também é disponível para os menus Radio e Media.

Sistemas de infotainment e Audi connect

O MMI navigation plus opcional com MMI all-in-touch traz junto um rico conjunto de equipamentos. Ele inclui um drive DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, o sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, uma interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. O MMI navigation plus com MMI touch permite acesso a controle por voz do smartphone, mostra mensagens de e-mail do telefone e as lê em voz alta.

Conectando com a internet com LTE: o Audi connect

audi1Outro componente do sistema topo de linha é o módulo de hardware Audi connect. Um hotspot wi-fi integrado permite que os passageiros naveguem e troquem e-mails livremente com seus dispositivos móveis.  A gama de serviços do Audi connect inclui navegação com o Google Earth e o Google Street View.

O Q7 apresenta também um novo item no portfólio de conexão da Audi: a nova interface para smartphones traz para o carro o Apple Car Play e o Android Auto.  Se o motorista se conectar com um telefone móvel iOS ou Android à porta de acesso USB (iOS a partir da versão 7.1; Android a partir da versão 5.0 Lollipop), o ambiente se abre na interface.

Tanto o Apple Car Play como o Android Auto são integrados à filosofia de operação da Audi – as aplicações podem ser controladas pela voz, pelo botão rotativo e de pressão e pelo volante multifuncional. O aplicativo gratuito MMI connect para smartphone oferece ainda mais serviços para o Q7.

Uma nova experiência sonora:  som 3D

audi7Para felicidade dos fãs sofisticados da alta fidelidade, o Q7 traz um sistema de som da Bose 3D, com som tridimensional. Dois alto-falantes adicionais nas colunas A criam a dimensão espacial da altura, dando à música uma qualidade etérea, como se executada ao ar livre a partir de um grande palco virtual. A tecnologia 3D gera uma inédita experiência sonora. O coração do sistema de som Bose 3D é um amplificador de 558 watts com 15 canais. O inovador algoritmo da Bose analisa os componentes de uma peça musical e os posiciona perfeitamente no palco sonoro virtual. Para isso, utiliza 19 alto-falantes.

 

Notícias Relacionadas