Travessias de Mar Grande e Morro de São deslancham operação do Carnaval

A travessia Salvador-Mar Grande terá 14 embarcações para atender usuários (Foto: Astramab/Divulgação)
A travessia Salvador-Mar Grande terá 14 embarcações para atender usuários (Foto: Astramab/Divulgação)

O passageiro que for sair de Salvador para passar o feriadão do Carnaval em localidades da Ilha de Itaparica ou em Morro de São Paulo será atendido a partir desta quinta-feira (4) com uma operação especial montada pelos operadores das travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo. O esquema beneficiará também as escunas do passeio turístico das ilhas da Baía de Todos os Santos. A previsão da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) é de grande movimento de passageiros no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio.

Na travessia de Mar Grande, os usuários serão atendidos por nada menos que 14 embarcações – toda a frota do sistema está em condições de operar. Nesta manhã, o fluxo de usuários já é crescente, alternando saídas de meia em meia hora ou a cada 15 minutos, mas a tendência que os horários passem a ser fixos e com intervalo entre uma saída e outra sempre de 15 em 15 minutos. Os usuários serão atendidos diariamente até às 20h, podendo esse horário ser estendido se a demanda de passageiros exigir. A expectativa é de uma cerca de 13 mil pessoas utilizem diariamente a travessia.

O embarque nos catamarãs de Morro de São Paulo e escunas de turismo deve ser intenso no feriadão
O embarque nos catamarãs de Morro de São Paulo e escunas de turismo deve ser intenso no feriadão
Todos os catamarãs que operam no transporte marítimo entre Salvador e Morro de São Paulo estarão em tráfego e a recomendação da Astramab é para que os usuários procurem antecipar ao máximo a compra de bilhetes, evitando transtornos de última hora. A procura por passagens para o Morro é intensa nos guichês das empresas concessionárias no Terminal Náutico da Bahia. Os horários oferecidos saindo de Salvador são os seguintes: 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo acontecem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A passagem custa R$ 85 e e a viagem dura em média 2 hora e 20 minutos.

Passeio à Ilhas – Com a aproximação do feriadão, a procura por passagens para o tradicional “Passeio às Ilhas” cresceu bastante. As escunas que fazem o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos zarpam do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, sempre às 9 horas da manhã e são b astante requisitadas por baianos e turistas. O passeio tem paradas na Ilha dos Frades e Itaparica, e o retorno a Salvador acontece às 17h30m. A tarifa é R$ 50 por pessoa.

O presidente da Astramab, Jacinto Chagas, explicou que todos os esforços foram feitos para que os usuários sejam atendidos com agilidade, com oferta de horários de saída de 15 em 15 minutos, se preciso for, na travessia Salvador-Mar Grande. O tempo médio da viagem na travessia vai de 35 a 40 minutos, sendo o meio de transporte mais rápido para quem quer chegar à Ilha de Itaparica ou até mesmo a cidades do Recôncavo e do Sul, como Nazaré, Santo Antonio de Jesus, Valença, entre outras. Em Mar Grande, os usuários que desembarcam encontram facilidade de transporte rodoviário para todas as localidades da Ilha, através de vans e micro-ônibus, e também para as cidades atendidas pela BA-001, rodovia que liga a Ilha ao continente.

Notícias Relacionadas