Decoração do Carnaval do Pelourinho homenageia 100 anos do samba

O Carnaval do Pelô faz parte do Carnaval da Cultura, realizado pela Secult via CCPI, com programação pautada pela diversidade cultural (Foto: Rosilda Cruz/Ascom SETUR)
O Carnaval do Pelô faz parte do Carnaval da Cultura, realizado pela Secult via CCPI, com programação pautada pela diversidade cultural (Foto: Rosilda Cruz/Ascom SETUR)
A homenagem aos 100 anos de Samba – tema do Carnaval do Pelourinho em 2016 – se destaca nas formas e cores que enfeitam ruas e largos do Centro Histórico de Salvador. A ornamentação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, ‘Pelo Telefone’, música composta por Donga, inspirou a decoração, que leva a assinatura do artista visual, designer e cenógrafo Ray Vianna.

“Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba – samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova”, detalha o artista.

Instrumentos e notas musicais – Sem deixar de fora personagens das diferentes vertentes do samba, além de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais, a decoração ocupa as principais praças, ruas e largos internos do Pelourinho.

O artista visual explica que foram utilizados 750 m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração, que inclui bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas.

Festa da diversidade cultural
– O Carnaval do Pelô faz parte do Carnaval da Cultura, realizado pela Secult via CCPI, com programação pautada pela diversidade cultural. A festa enaltece a democracia e diversidade, por meio da mistura de ritmos e gêneros musicais, com destaque para a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia.

São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais, garantindo a diversão aos foliões baianos e visitantes. Mais informações estão disponíveis nos sites Cultura e Carnaval da Bahia.

Notícias Relacionadas