Morre aos 90 anos o ex-governador Lomanto Júnior

Lomanto Júnior teve uma trajetória brilhante na política da Bahia
Lomanto Júnior teve uma trajetória brilhante na política da Bahia
Morreu na noite desta segunda-feira (23/11), aos 90 anos, o ex-governador da Bahia, Antonio Lomanto Júnior. Político de destaque no estado, Lomanto Júnior passou por diversos cargos eletivos. Lomanto Júnior deixa 5 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Herdaram a sua vocação para a política, o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié, no sudoeste do estado, lugar onde nasceu. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade, alcançando projeção ao levantar a bandeira do municipalismo, fato que o levou a conquistar o governo do estado no ano de 1962, sendo eleito o governador mais jovem da história da Bahia, aos 37 anos.

Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90. Lomanto Júnior costumava dizer: “Sou político para servir, não para ser servido”. Primou pela ética na política, característica tão difícil de encontrar nos dias atuais.

Notícias Relacionadas