Secult lança hoje aplicativo e site da agenda cultural da Bahia

O App Agenda Cultural Bahia facilita a descoberta dos eventos que acontecem, no raio de pesquisa escolhido.
O App Agenda Cultural Bahia facilita a descoberta dos eventos que acontecem, no raio de pesquisa escolhido.
A diversidade artística e cultural do estado vai ganhar uma nova forma de divulgação. A Agenda Cultural Bahia, que completa 41 anos em 2015, ingressa em um novo momento, de maior acessibilidade: todo seu conteúdo será disponibilizado para celulares e tablets através do aplicativo mobile da Agenda, desenvolvido para as plataformas iOS e Android.

O aplicativo será lançado no Palácio Rio Branco (Centro), às 15h30 da próxima quinta-feira, 5 de Novembro – data em que se comemora nacionalmente o Dia da Cultura. A novidade será anunciada pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, e pela diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fernanda Tourinho. O novo site e o aplicativo foram desenvolvidos a partir de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura (SecultBA) e da Comunicação (Secom).

Entre as novidades do aplicativo Agenda Cultural Bahia estão a facilidade de descobrir quais eventos acontecem, no raio de pesquisa escolhido, a possibilidade de construção de uma agenda pessoal, que reserva os eventos desejados, a disponibilidade de envio de avisos de eventos para amigos, grupos de amigos, colegas de trabalho, por meio de redes sociais (Facebook e Twitter) e a facilidade de enviar dados para publicação, diretamente pelo novo site da agenda.

O evento contará com a presença de artistas, produtores, imprensa e autoridades. No lançamento acontecerá apresentação musical da OFUN, a Orquestra da FUNCEB regida pelo maestro, músico e diretor musical Letieres Leite e que foi formada a partir do curso de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) e segue a formação de orquestra popular, composta por instrumentos como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, baixo, piano, guitarra ou violão e percussão. O público também poderá conferir a apresentação performática do projeto Pílulas Dançantes, do Balé Teatro Castro Alves.

Uma exposição com figurinos do TCA representará cada linguagem artística divulgada pela Agenda Cultural Bahia. Displays reunirão exemplares de 2008 a 2012, quando a publicação era impressa. Atualmente a Agenda circula no meio virtual e, para baixar o aplicativo, usuários do Android podem buscar a Agenda Cultural Bahia no Google Play e realizar a instalação, ou acessar o endereço https://goo.gl/8I83A7 do navegador do computador e realizar o download. Para iPhone, o aplicativo estará disponível em breve na loja Apple App Store.

Notícias Relacionadas