Parlamento grego vota hoje segundo pacote de reformas

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pressiona o Parlamento na aprovação do segundo pacote de reformas (Foto: Agência Lusa/EPA/Orestis Panagiotou)
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pressiona o Parlamento na aprovação do segundo pacote de reformas (Foto: Agência Lusa/EPA/Orestis Panagiotou)
Giselle Garcia
Agência Brasil

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras enfrenta hoje (22) mais uma prova de fogo no Parlamento, que votará o segundo pacote de reformas necessário para que o acordo com os credores internacionais avance. Os debates já começaram, mas a votação está prevista para a madrugada.

O ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, abriu o debate afirmando que é crucial para o país a aprovação do segundo conjunto de reformas. “Teremos duas, três semanas para negociar o acordo. Portanto, é extremamente importante cumprir essas exigências prévias para que possamos começar as negociações na sexta.”

As propostas a serem analisadas hoje visam a uma reforma no código civil para acelerar o sistema Judiciário e à adoção de um regulamento da União Europeia sobre o saneamento dos bancos. Embora menos controverso que o primeiro, o pacote de medidas deve enfrentar oposição de um grupo de dissidentes da base governista, que não aceita os termos do acordo firmado com os credores internacionais. Tsipras deve precisar novamente dos votos da oposição para aprovar o texto.

Se o segundo pacote de medidas for aprovado pelo Parlamento grego, as negociações para o programa de ajuda no valor de 86 bilhões de euros devem começar imediatamente. A expectativa do governo grego é que as negociações sejam concluídas até o dia 20 de agosto.

Notícias Relacionadas