Feriado prolongado com céu encoberto e chuvoso no litoral

Durante o final de semana prolongado, que se comemora o dia mundial do trabalho, as condições do tempo na Bahia deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características. Na faixa centro-oeste do Estado, que abrande as regiões Oeste, São Francisco e parte da região Norte, quem continua predominando é o ar seco, o que mantém o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, na região Norte.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina (faixa centro-leste do Estado), são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico o sistema que deverá manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. No entanto, as chuvas com volumes mais expressivos são esperados para as localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana.

Vale destacar que, essa condição de tempo chuvoso é considerada normal durante os meses de maio, junho e julho, principalmente, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, que é o período quando são esperados os maiores volumes de chuvas.

As temperaturas durante esse final de semana prolongado deverão ter uma significativa redução, com mínimas podendo chegar aos 14°C (nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste) e as máximas não deverão ultrapassar os 33°C, a exemplo das regiões Oeste e São Francisco. É importante lembrar que, essa queda de temperatura no mês de maio já é esperada, uma vez que, na segunda metade da estação do outono as características se assemelham as do inverno, ou seja, baixas temperaturas e chuvas de fraca intensidade.

Notícias Relacionadas