CPI da Petrobras é derrota que Dilma pediu para sofrer, diz blogueiro.

Ao ordenar a Renan Calheiros que instale uma CPI exclusiva da Petrobras, a ministra Rosa Weber, do STF, escreveu o penúltimo ato de uma derrota que Dilma Rousseff pediu para sofrer. Nesse episódio, o governo evoca um rei shakespeariano: Ricardo 3º. Não que Dilma seja tirana e sanguinária como ele. Absolutamente. É que foi Ricardo 3º quem, ao cair da montaria numa batalha, vendo-se cercado de inimigos, pronunciou a frase que fez dele uma espécie de precursor da barganha política: “Um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!”.

Na crise da Petrobras, Dilma declarou guerra a si mesma. Começou a cair do cavalo ao informar em nota oficial que, se não tivesse sido induzida a erro pelo parecer “falho” de Nestor Cerveró, aquele ex-diretor indicado por PT e PMDB, ela não teria avalizado a ruinosa compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Aproveitando-se do sincericídio da presidente, a oposição decidiu, para surpresa geral, se opor.

Nas últimas semanas, à medida que o enrosco crescia, a frase da peça de Shakespeare foi sofrendo ajustes e adaptações. Até que, acuada por um pedido de CPI, Dilma gritou “qualquer coisa por um reino!”, atraindo o auxílio do pseudoaliado Renan Calheiros, padrinho de patrióticas nomeações na Petrobras.

Em estratégia endossada pelos ministros palacianos Aloizio Mercadante e Ricardo Berzoini, Renan torturou a Constituição e o regimento do Senado para ajudar o PT a enfiar dentro do caldeirão da CPI o cartel do metrô de São Paulo e o porto pernambucano de Suape. Dirigindo-se a Renan, o senador Pedro Taques reagiu à desfaçatez armado de ironia: “Vossa Excelência está misturando avestruz com lobisomem.” (Blog de Josias de Souza)

Notícias Relacionadas

4 Comentários

  1. Daniela

    A derrota de Dilma já era algo anunciado, sua gestão foi um fracasso e faltava apenas um fato para desmoralizar totalmente o seu governo, algo que aconteceria mais cedo ou mais tarde e felizmente aconteceu antes das eleições.

  2. Edilene Farias

    Apesar de todas as contrariedades, a oposição alcançou seu objetivo. Mais uma batalha vencida.

  3. Higor Pimenta

    Excelente a matéria deste blog. Nas ultimas semanas ficou ainda mais perceptível a falta de capacidade da Dilma para governar o nosso país. Essa CPI ainda irá nos revelar muitas verdades e acredito que muitos podres do nosso atual governo. Cenas dos proximos capítulos…

Comentários estão suspensos